ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos by advisor "de Meneses, Tânia Cristina Vasconcelos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Capacitação dos pais para a promoção da autoestima dos adolescentes: Intervenção do enfermeiro especialista de saúde infantil e pediátricaPublication . Eduarda Maciel Moura; Oliveira, Maria de Lourdes de Magalhães; de Meneses, Tânia Cristina VasconcelosO presente relatório pretende incorporar todo processo formativo a partir de uma análise crítico-reflexiva, para a aquisição e desenvolvimento de Competências Comuns, Específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre, do 2º curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. A temática deste relatório centra-se na capacitação dos pais para o aumento da autoestima dos adolescentes, com base na Teoria das Transições de Afaf Meleis, na Parceria de Cuidados de Anne Casey e no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, para fundamentar e identificar os contributos do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Os objetivos que se pretende atingir são: Demonstrar conhecimentos e competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica ao longo dos diferentes contextos de ensino clínico; Descrever as abordagens promotoras da capacitação dos pais para a promoção da autoestima encontradas na literatura científica, que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica poderá implementar nos cuidados de saúde primários e diferenciados. No processo formativo saliento a prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família com vista a uma transição saudável, onde a saúde e o bem-estar são resultado do trabalho desenvolvido. A parceria de cuidados estabelecida com a díade, permitiu também reconhecer o contributo dos pais na promoção da autoestima dos filhos, capacitando-os com conhecimentos e competências, para identificarem os fatores de risco na formação da autoestima e responder adequadamente às suas necessidades específicas com práticas parentais positivas. Privilegiou-se uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva apoiada na revisão de literatura de referência e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios, conduzindo a uma intervenção holística do cuidar, direcionada para a criança/jovem e família, fundamentada numa revisão integrativa da literatura em artigos, livros, trabalhos académicos, motor de pesquisa google académico e bases de dados científicos (EBSCO, RCAAP, Pubmed, Scielo, Researchgate e UpToDate).