ESAD - Comunicação
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Browsing ESAD - Comunicação by advisor "Azevedo, Margarida"
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- Behind mishmash. A deep drive into a pathway wort walkingPublication . Barros, Beatriz; Azevedo, MargaridaO projeto Behind mishmash®, a deep dive into a pathway worth walking, inserido no plano de Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design Matosinhos, tem por base a criação da marca mishmash e a observação do mundo empresarial. O estudo incide na contextualização do Designer enquanto empreendedor e promotor de conteúdos e na análise de projetos de Design de autor, tendo por base a experiência pessoal na criação de um negócio baseado em projetos de design com forte incorporação de valor por via do desenho dos produtos e na criação de projetos onde o designer se assume como empresário e transforma as suas ambições empreendedoras em bens comercializáveis. Os objetos de escrita mishmash têm a capacidade de inspirar ideias, convertendo-se em espelho da personalidade e criatividade de uma pessoa. Os produtos mishmash começaram por ser experiências ou testes para validar uma ideia e confirmar ou refutar uma hipótese. A experimentação foi adotada como a estratégia principal para tornar/converter ideias em realidades viáveis.O livro/relatório de projeto que inclui alguns insights sobre a origem da marca, converteu-se no meio escolhido para descrever a experiência da criação da marca de material de escritório mishmash, tornando-se ele próprio um projeto e um guião para os designers que têm por intenção acrescentar valor à sua atividade criativa. Trata-se de um projeto puramente textual que pretende ser um contraste com o universo visual da marca, representado através da inserção de booklets intermédios. A realidade de muitos designers é criarem projetos por iniciativa própria, desenvolverem os seus produtos sem constrangimentos conceptuais ou materiais, promovendo uma dimensão ética e social do design. Desenvolver este tipo de projetos, tem sido a forma de os designers produzirem novos produtos e serviços, normalmente pensados de modo a participar numa economia alternativa. Paralelamente a esta oportunidade, junta-se o desejo de afetar de forma positiva a mudança social, cultural e económica através de um envolvimento guiado por um forte impulso de autoria em design. As colaborações entre designers gráficos que contribuem para uma cultura global através de projetos originais podem ditar as alterações do paradigma empreendedor em que vivemos.
- A embalagem de conservas na conserveira Pinhais: análise dos rótulos produzidos de 1920 a 2014Publication . Monteiro, Sara; Azevedo, MargaridaO presente trabalho de investigação, no âmbito do Design de Comunicação, em particular na área da Embalagem, pretende analisar e dar a conhecer os rótulos aplicados sobre embalagens da indústria conserveira, originárias do espólio da conserveira Pinhais & C.ª L.ª, sediada, desde 1920, em Matosinhos. As embalagens estudadas do vasto e antigo património ainda existente e disponível foram produzidas entre 1920 e 2014, por uma das quatro fábricas que prevaleceram, no centro conserveiro do norte do país, cujas unidades fabris já rondaram as cinquenta unidades. A embalagem encarada como factor primordial de conservação de alimentos e sedução de públicos e em particular os rótulos, são testemunhos de uma transformação social e estética evidenciada na ilustração e nos grafismos adoptados. Representativo de uma memória e de um património estético e cultural relevante no contexto dos estudos de embalagem, o espólio da conserveira em análise pela sua riqueza e diversidade de embalagens, em particular os grafismos vintage, afigura-se-nos de grande riqueza imagética que deve ser valorizado e reinterpretado podendo inclusive estar na base de linguagens gráficas mais contemporâneas a adoptar pela empresa.
- Identidade corporativa para contextos agrícolas: sistema de identidade visual para a empresa PortuberriesPublication . Silva, Patricia; Azevedo, MargaridaA identidade corporativa tem vindo a integrar de modo gradual a gestão estratégia de empresas e instituições. Se na sua génese a identidade corporativa foi um recurso utilizado por multinacionais e grande aglomerados empresariais, a competitividades crescente e a agressividade comercial, ocorrida nos últimos anos, generalizou a sua utilização por pequenas e médias empresas e assumiu-se como essencial nesse processo de diferenciação e reconhecimento de produtos ou serviços. O presente objeto de estudo, centra-se na construção de um programa de identidade gráfica para a Portuberris, uma empresa agrícola de cariz familiar especializada na produção artesanal de miltilos que após consolidação da sua estrutura produtiva encontra agora a necessidade de se projetar de modo mais ambicioso.