IPAM - Lisboa
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Browsing IPAM - Lisboa by advisor "Borges, Mónica"
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- Comportamento do Consumidor: fatores influenciadores da intenção de utilização do MB WAYPublication . Bragança, Joana Filipa Alves Rogeiro de; Borges, MónicaAs novas tecnologias encontram-se em crescimento acelerado a nível mundial e em todos os setores, pelo que os meios de pagamento digitais têm assumido um papel cada vez mais central na vida da sociedade. No caso específico de Portugal, o aparecimento do MB WAY veio revolucionar a forma como os portugueses realizam as suas atividades de pagamento, tornando-as mais fáceis e rápidas. O tema dos meios de pagamento digitais é um tema amplamente debatido pelo que existe uma vasta literatura e estudos conduzidos neste âmbito. Contudo, estes são estudos a um nível mais generalista e sem aprofundar determinado meio de pagamento. Considerou-se, portanto, pertinente contribuir para o conhecimento científico através do estudo do MB WAY, por ser um meio de pagamento digital cada vez mais utilizado em Portugal e sobre o qual a literatura é ainda incipiente. A presente dissertação propõe-se a investigar quais os fatores que influenciam a intenção de utilização do MB WAY, com base numa revisão de literatura a partir da qual se definiram diversas hipóteses propostas no modelo concetual. Estas hipóteses foram testadas através de um questionário online realizado a uma amostra de utilizadores da plataforma MB WAY e cujas respostas foram alvo de um modelo de regressão linear múltipla de forma a aferir a validade das hipóteses propostas. Concluiu-se que fatores como a expectativa de performance, a expectativa de esforço, as condições facilitadoras, o hábito e a confiança influenciam efetivamente o consumidor a utilizar a plataforma, enquanto a influência social e a motivação hedónica não têm um impacto significativo.
- Contributo da digitalização na satisfação do consumidor: o Setor Segurador em PortugalPublication . Quaresma, Catarina Marcolino; Borges, MónicaO fenómeno da digitalização tem impulsionado mudanças significativas em diversos setores económicos, nomeadamente no setor segurador, que se tem readaptado ao longo dos últimos anos. Em Portugal, a pandemia Covid-19 acelerou o processo de digitalização que o setor enfrentava, impulsionando cada vez mais as interações digitais entre seguradoras e Clientes. A presente investigação centra-se no estudo do contributo da digitalização para a satisfação do consumidor no setor segurador, em Portugal. Procurou-se, com recurso a revisão bibliográfica e a uma metodologia quantitativa compreender de que forma a digitalização contribui para a satisfação do consumidor no setor, estudar as preferências dos consumidores no ambiente digital e quais os motivos que levam alguns deles a não utilizar os canais digitais das Companhias de Seguros, assim como analisar o impacto da satisfação no word of mouth positivo e na lealdade do consumidor. Através de uma amostra de 282 consumidores e com recurso a modelos de Regressão Linear Múltipla e Simples testaram-se as hipóteses formuladas no modelo de investigação. Consideraram-se como fatores de influência da Satisfação do Consumidor a Conveniência, Privacidade, Facilidade de utilização, Segurança, Website Design e a Qualidade de Informação. Como variáveis consequentes o Word of Mouth e a Lealdade do Consumidor. Para além dos resultados obtidos é apresentada uma discussão sobre os mesmos e são identificadas as limitações inerentes a este estudo, as suas contribuições teóricas e práticas e ainda elencadas algumas recomendações para futuras investigações.
- Impacto da Publicidade Verde do Setor Automóvel na Intenção de Compra de Veículos ElétricosPublication . Cruz, João Ricardo Felgueira da; Borges, MónicaA sustentabilidade e preservação ambiental assumem, hoje, um papel de grande relevo nas estratégias de marketing e comunicação desenvolvidas pelos mais diversos setores de atividade, sendo o setor automóvel um dos que mais aposta em publicidade verde direcionada ao consumidor. A aposta forte em publicidade verde transformou o setor automóvel, levando o mesmo a focar-se na comercialização de produtos sustentáveis e com redução significativa de emissões, destacando-se entre estes o automóvel elétrico. Através do presente estudo, procura-se assim perceber se as estratégias de publicidade verde do setor automóvel estão a moldar as intenções de compra de veículos elétricos e se as atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental dos consumidores tem alguma influência nesta relação. Tendo por base um estudo quantitativo e, recorrendo-se a uma amostra de 221 inquiridos, foram testadas as hipóteses formuladas no modelo de investigação, com recurso a modelos de Regressão Linear Simples e à Macro Process v4.2.. No presente estudo foram também utilizados o alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação de Pearson de forma testar a consistência interna das escalas utilizadas no questionário e se estas são estatisticamente significativas. Para o presente modelo foi considerado “Publicidade/ comunicação verde” como variável independente, “Intenção de compra de automóveis elétricos” como variável dependente e “Atitudes/ comportamentos sustentáveis e consciencialização ambiental” como variável moderadora. Após a análise dos resultados, é desenvolvida a discussão dos mesmos, comparando-os à literatura já existente, finalizando-se a investigação com as limitações identificadas, a sua contribuição teórica e prática e recomendações para investigações futuras.
- A Influência das Linhas ECO-Friendly de Marcas de Moda na Intenção de Compra dos ConsumidoresPublication . Cardoso, Joana Sofia Alves Coelho Dias; Borges, MónicaO elevado impacto ambiental das diversas indústrias e a preocupação com a sustentabilidade é cada vez mais uma preocupação em elevado crescimento. Neste sentido, nos últimos anos, as empresas nos diversos setores têm reinventado os seus produtos, com uma forte aposta na investigação e desenvolvimento, no sentido de responder a esta necessidade do mercado, de produtos mais conscientes e mais “verdes”, amigos do ambiente. A presente investigação decorre neste contexto, em que as marcas de moda têm demonstrado uma forte aposta no desenvolvimento do segmento das linhas eco-friendly, para responder às necessidades dos consumidores e ao aumento da procura por estes artigos. Procurou-se, com recurso a revisão bibliográfica e a metodologia quantitativa perceber de que forma os artigos de moda eco-friendly influenciam a intenção de compra dos consumidores. Através das respostas obtidas, foram efetuados testes estatísticos para análise e tratamento de dados, de forma a testar as hipóteses formuladas no modelo de investigação. Após a análise dos dados, procedemos à discussão sobre os resultados obtidos e às conclusões do nosso estudo, nomeadamente elencando as contribuições teóricas e práticas, bem como as limitações do estudo e considerações para invstigações futuras.
- Influência do Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor: o caso do Sport Lisboa e Benfica no InstagramPublication . Paiva, Cíntia Maria Ruivo; Borges, MónicaO tema da dissertação pretende investigar e compreender os efeitos de técnicas de Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor. É analisado concretamente o caso do Sport Lisboa e Benfica, dado ser um dos mais clubes desportivos em Portugal (Sousa & Vieira, 2018), e, por esse mesmo motivo possui um elevado número de adeptos, e, acordo com Koronios, et all. (2020), os adeptos possuem uma relação forte com os clubes de futebol, o que faz com que adotem mais comportamentos de consumo (Balliauw, Onghena & Mulkens, 2020). Foi efetuada uma análise documental à página de Instagram do Sport Lisboa e Benfica, de modo a compreender a estratégia comunicativa do clube nas redes sociais, assim como uma entrevista semi-estruturada a adeptos dentro da amostra considerada. Após o cruzamento dos dois métodos de análise qualitativa, os resultados foram discutidos e foram sugeridas melhorias para que Sport Lisboa e Benfica fortalecesse ainda mais o vínculo com os seus adeptos.
- As motivações que levam um consumidor a frequentar um espetáculo desportivoPublication . Além, Pedro Henriques; Borges, MónicaO tema central do presente trabalho é referente às motivações dos consumidores que estão presentes no momento da decisão de frequentar um espetáculo desportivo. Este tema surge pela necessidade de entender o que está na base da tomada de decisão de um ser humano quando este decide frequentar um espetáculo desportivo. Considerando a importância que os espetáculos desportivos têm no quotidiano dos consumidores, existe também a necessidade de entender a relação especial dos consumidores com as marcas desportivas (clubes). Nesse sentido, na revisão da literatura, para além de serem abordados estudos já efetuados por diversos autores sobre esta temática, são também abordados alguns temas que explicam essa relação especial entre o consumidor e a marca desportiva, tais como fan engagement, team identification e tribos. No capítulo da metodologia, são formuladas as hipóteses e apresentado o modelo conceptual. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário (estudo quantitativo) ao consumidor desportivo, tendo-se obtido um total de 200 respostas válidas. Um dos principais contributos da presente dissertação, deve-se ao facto de ter sido feito um trabalho totalmente imparcial adaptado ao contexto e consumidor português.
- O poder dos Fitness Influencers do TIKTOK na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração ZPublication . Fonseca, Inês Isabel Almeida; Borges, MónicaVivemos numa era digital em que as redes sociais têm um impacto significativo na formação de opiniões, comportamentos e escolhas dos mais jovens. O TikTok, como uma das plataformas mais populares entre os mais novos, desempenha um papel cada vez mais influente na sua vida quotidiana, por isso, o objetivo deste estudo é compreender o papel dos Fitness Influencers do TikTok na adoção de um estilo de vida mais saudável da Geração Z. Para testar as hipóteses, desenvolveu-se um estudo quantitativo e recolheram-se dados através da realização de um questionário online a indivíduos da Geração Z seguidores de Fitness Influencers no TikTok. Através do recurso ao modelo de Regressão Linear Múltipla, foi possível verificar que, à exceção da hipótese relacionada com o conteúdo visual, as restantes hipóteses foram suportadas: tanto as características do Fitness Influencer (Relações Parassociais, Credibilidade Percebida e Similaridade) como as características do conteúdo publicado pelo mesmo (Qualidade Percebida e Interação Social) têm um contributo positivo na intenção comportamental da Geração Z. O presente estudo providencia conhecimentos e orientações importantes para influencers/profissionais da área, que queiram perceber de que forma podem exercer uma maior influência entre a Geração Z e para profissionais de marketing ou empresas que queiram criar campanhas de marketing de influência direcionadas à Geração Z através de Fitness Influencers do TikTok, visando a promoção de escolhas mais saudáveis de forma autêntica e impactante.