IPAM - Lisboa
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Browsing IPAM - Lisboa by advisor "Barbosa, João"
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- Business Plan: Magest Consulting - Consultoria de GestãoPublication . Ismael, Danilo Nunes; Barbosa, JoãoEste projeto baseia-se na elaboração de um Business Plan para a criação de uma consultora de gestão para PME, apoiando-as nas suas demais dificuldades através da prestação de serviços personalizados, inteiramente adequados à realidade e ao ritmo de cada empresa. A Magest Consulting será uma microempresa de consultoria em marketing, otimização de processos e apoio a fundos de financiamento direcionado para micro e pequenas empresas. A economia portuguesa, considerada como uma das mais atrativas para investimento, é altamente impulsionada pelo tecido empresarial que se representa por 99.9% de PME. Quase 14% destas, cessaram a sua atividade principalmente por uma errática identificação de lacunas organizações que condenaram a longevidade destas empresas. Uma das formas para o combater através da consultoria que se apresenta como um serviço de aconselhamento prestado a organizações por entidades que auxiliam a organização a identificar e melhorar falhas organizacionais. Em 2018, a consultoria gerou de 4,6 mil milhões de euros referente à prestação de serviço, um aumento de 7.14% face ao ano anterior, demonstrado uma oportunidade para uma empresa nova se posicionar no setor. Para analisar tal oportunidade, a metodologia do projeto teve duas fases: a recolha de dados secundários, de modo a agregar valor para o enquadramento e a recolha de dados primários realizada através de um questionário resultando num total de 96 respostas. Concluiu-se que 85.72% dos não-clientes está disposto a conhecer a consultora, e a contratualizar os serviços num intervalo de preços entre os 38€ e os 8.500€. O projeto confirma ainda a sua viabilidade financeira com um valor atual líquido de 6.388€, uma taxa interna de rendibilidade de 25.86% e um pay back de 4 anos.
- Comportamento de Compra na Escolha do Canal de Comercialização num Período Pós-Pandémico no Setor do CalçadoPublication . Moreira, Raquel de Brito Pires; Barbosa, JoãoEste estudo pretende explorar, compreender e interpretar de que maneira o comportamento de compra do consumidor pode variar na preferência do canal de comercialização, no setor do calçado no período pós-pandémico. Pretende ainda analisar de que forma uma variável externa não controlável – o COVID 19 – pode influenciar o mundo, a realidade do individuo e, simultaneamente, o comportamento do consumidor.
- DREAMSBEACH: Turismo de LazerPublication . Tavares, Nerriel da Luz; Barbosa, JoãoCom o crescimento do mercado turístico em Cabo Verde, e consequente aumento da competitividade neste sector, a procura por produtos turísticos que agreguem serviços inovadores tem vindo a aumentar, o que tem implicado uma maior diversificação na oferta por parte das empresas que operam neste ramo. Neste sentido, o nosso projeto difere-se dos demais, na medida em que associamos as praias concessionadas à instrução de desportos aquáticos e à prestação de serviços de aluguer de veículos e equipamentos náuticos, desportivos e de praia, preenchendo assim uma das principais lacunas deste tipo de negócio, já que exploraremos as praias mais valorizadas e frequentadas da ilha através da adoção de um modelo de gestão pioneiro em Cabo Verde e que é baseado na obtenção de licenças que permitam concessionar as praias. Em cada uma das 4 praias (Laginha, Baia das Gatas, Calhau e São Pedro) será instalada uma estrutura (casa container) onde serão guardados os equipamentos de praia e de lazer (espreguiçadeiras e chapéus de sol), as motos de quatro rodas, os equipamentos desportivos (pranchas de surf, windsurf e bodyboard, equipamentos de mergulho e pesca desportiva) e os barcos de passeio. A estrutura central contemplará, ainda, uma esplanada (que será alugada), um balneário e um escritório. Esta estrutura será instalada na praia da Laginha, pelo facto de esta situar-se perto do centro da cidade do Mindelo, onde reside a maior parte do público-alvo nacional, e das principais agências de viagens, operadores turísticos e hotéis, que são responsáveis por atrair a maioria dos turistas e excursionistas. Para a implementação do projeto será necessário um investimento total de 24.555.600$, sendo que 30% (7.796.478$) desse valor será financiado por capitais próprios e 70% (18.191.782$) por empréstimo bancário. A empresa deverá adotar uma estrutura dinâmica e flexível, na qual cada uma das praias terá como responsável máximo um dos quatro diretores, que serão auxiliados por um diretor financeiro, sendo ambos dirigidos pelo diretor geral. Considerando o cenário base em que o VAL= 30.137.961, o investimento pode ser remunerado a uma taxa de custo de oportunidade de capital de 48%. O período de recuperação do capital é de 2 anos e 8 meses, que é menor do que a vida útil do projeto que é de 7 anos, por isso deve-se aceitar o projeto.
- Fatores impulsionadores da eficácia de um site corporativo B2B: o caso Makro PortugalPublication . Cesário, Gonçalo de Pina Santos; Barbosa, JoãoO presente relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão de Marketing realizado no IPAM Lisboa. O relatório resulta da realização de um estágio curricular de 600 horas, no Departamento de Marketing da empresa Makro Portugal em Lisboa. O Relatório de Estágio está dividido em 6 secções, a primeira secção tem um caráter introdutório e de enquadramento do estudo empírico realizado, de natureza quantitativa, com recolha de dados por questionário junto de um conjunto de clientes da Makro Portugal utilizadores da plataforma B2B e que procurava dar resposta à questão geral de partida da investigação: Quais os fatores que os clientes empresariais mais valorizam num site de uma empresa B2B? Na segunda secção, apresenta-se a empresa onde se realizou o estágio e são descritas as tarefas realizadas durante o estágio. Na terceira secção, apresenta-se a revisão de literatura, onde se aborda o conceito de marketing digital em B2B e a eficácia dos sites corporativos em B2B. A quarta secção é dedicada à apresentação da metodologia utilizada no estudo empírico realizado. Na quinta e na última secção são apresentados os resultados do estudo e as principais conclusões.
- Fatores que Influenciam a Compra de Cosméticos de Cor e Styling VerdesPublication . Carvalho, Mafalda Ferrão; Barbosa, JoãoA acompanhar a tendência de um consumidor cada vez mais interessado nas questões ambientais e da saúde, a indústria cosmética tem vindo a apostar no desenvolvimento de produtos verdes. O objetivo geral desta dissertação é determinar fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos de cor (maquilhagem) e styling (ex: gel, espuma e laca para o cabelo) verdes, no contexto português. Com base na revisão de literatura realizada, recorreu-se à Teoria do Comportamento Planeado e à inclusão de outros fatores determinantes, relativos à marca e à qualidade. Para o efeito, foi adotada uma metodologia quantitativa, sendo os dados recolhidos através de um questionário colocado online. A amostra, não aleatória por conveniência, ficou constituída por 108 consumidores e a partir dos dados recolhidos foram realizadas análises descritivas e de regressão linear múltipla com o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados indicam que a intenção de compra de cosméticos de cor e styling verdes é influenciada positivamente pela atitude face à compra, pelas normas subjetivas e pela qualidade percebida. Por outro lado, os resultados obtidos não mostram uma influência significativa da consciência de marca nesta intenção comportamental. Além disso, conclui-se que a atitude é o seu maior preditor, seguida pela qualidade percebida e, por último as normas subjetivas. Esta investigação contribui para o conhecimento do comportamento de consumo de cosméticos de cor e styling verdes, em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas a esta categoria específica de produtos verdes.
- Importância do marketing nas redes sociais para as vendas de uma agência imobiliária: caso de estudo RE/MAXGRUPO IMPACTOPublication . Cardoso, Mariana Ferreira Baptista Neves; Barbosa, JoãoEste relatório de estágio visa compreender o impacto do marketing, especialmente redes sociais, para as vendas no setor imobiliário, com o foco na RE/MAX Grupo Impacto. Assim, estudou-se a eficiência e desempenho das campanhas de marketing digital, incluindo redes sociais no aumento das vendas de imóveis. De forma a aprimorar o estudo, utilizou-se o método qualitativo, onde foram realizadas entrevistas a profissionais da RE/MAX Grupo Impacto. O objetivo foi explorar as opiniões e experiências dos participantes, não só em relação ao uso de ferramentas de marketing digital e redes sociais na empresa, mas também perceber a relação com os clientes. Os resultados foram essenciais para obter insights valiosos sobre a relevância do marketing digital no setor imobiliário e a necessidade de integração de estratégias. Posto isto, esta pesquisa contribui para o conhecimento do impacto do marketing nas redes sociais para as vendas em empresas do setor imobiliário, fornecendo recomendações estratégias para estas.
- Intenção de Compra de Produtos Alimentares através de Sistemas de Reutilização em PortugalPublication . Bastos, Inês Maria Coutinho; Barbosa, JoãoNo retalho dos produtos alimentares, existe uma dinâmica e competição intensa, impulsionada por consumidores mais informados e exigentes. É crucial compreender as novas tendências de consumo dos clientes para moldar às suas necessidades. Atualmente, os consumidores estão mais conscientes em relação ao desperdício alimentar e ao impacto ambiental das suas escolhas, o que os torna mais racionais. Os sistemas de reutilização de alimentos apresentam inúmeros benefícios para toda a cadeia alimentar. No entanto, o desafio é entender se os consumidores estão preparados para adquirir produtos alimentares por meio desses sistemas. Para essa pesquisa, foram utilizados artigos científicos, livros e documentos publicados por entidades certificadas na área. Além disso, para complementar, foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com profissionais do setor para aprimorar a investigação e alinhar os resultados às necessidades do estudo. Foram identificadas variáveis que influenciam a aceitação dos consumidores aos sistemas de reutilização, como preço, sustentabilidade, conveniência e higienização. O questionário, com 313 respostas, concluiu que a atitude afeta a intenção, ao contrário da perceção. As empresas devem considerar aumentar a oferta de produtos nesses sistemas, pois os resultados apresentam uma inclinação favorável à potencial adesão por parte dos inquiridos. A preferência entre os sistemas, refill at home, refill on the go, return from home e return on the go, está diretamente relacionada à acessibilidade da atual oferta.
- Marketing Consciente e a sua aplicabilidade no setor hoteleiro nacionalPublication . Jordão, Carla Filipa Justino da Costa; Barbosa, JoãoEm 2019, Portugal bate o recorde de 27 milhões de visitantes que evidencia o resultado de um grande investimento na marca Portugal, através do Turismo, com a abertura de novas unidades hoteleiras, aumento de número de quartos, novos conceitos e conquista de mercados ambicionados. Portugal é reconhecido e aclamado como destino internacional sentindo-se a expectativa de um crescimento sustentável e a longevidade de um setor, com forte impacto na economia nacional. Em 2020, regista-se uma quebra abrupta de receitas que conduziu a maioria das organizações do setor a uma dramática descapitalização, deixando a descoberto a situação frágil de muitas delas e a necessidade de pensar numa reestruturação. Muitas unidades foram obrigadas a encerrar e outras colocam em causa a sua continuidade no setor. Em paralelo verifica-se que o consumidor se encontra em reflexão e que as suas tendências de consumo foram fortemente afetadas pelo impacto desta pandemia. Durante a gestão de crise, surgiu a oportunidade para as organizações hoteleiras nacionais refletirem sobre a melhor forma de recuperar a confiança de todos os stakeholders, reorientar estratégias, repensar o seu modelo de gestão e liderança de forma a promover uma resposta eficaz às necessidades e tendências do mercado. É perante este cenário que o investigador sente a oportunidade de contribuir, de uma forma positiva, com o presente estudo, cujo objetivo principal é entender o potencial e linhas orientadoras da aplicabilidade do marketing consciente no que diz respeito à gestão de organizações hoteleiras nacionais. Foi fundamental fazer uma pesquisa que permitisse conhecer como se processa a definição da estratégia, modelos de gestão, liderança e principais desafios do setor na atualidade, e deste modo, criar uma proposta de valor acrescentado com a adaptação do modelo do ciclo de marketing consciente de Carolyn Tate, ao setor hoteleiro nacional.
- Materna: Serviços de Apoio a Pedido ao DomicílioPublication . Figueiredo, João Pedro Santos; Barbosa, JoãoO propósito deste plano de negócios é desenvolver uma plataforma digital direcionada para as futuras e recém-mamãs, que pretende funcionar como um serviço de apoio a pedido ao domicílio. Com esta plataforma têm a possibilidade de receber a visita de um médico, fisioterapeuta ou especialista em enfermagem de saúde materna em sua casa, que as irá ajudar durante os primeiros tempos com todo o tipo de dúvidas e problemas que possam surgir nesta primeira fase da maternidade, fazendo com que as mães se sintam sempre amparadas e esclarecidas. Na plataforma online digital materna, o principal objetivo é garantir que o bebé e a mãe, dispõem de todos os recursos necessários para se sentirem bem nesta maravilhosa viagem que é a maternidade, melhorando a acessibilidade aos serviços de saúde. Mulheres de primeira viagem, ou não, com duvidas e fragilizadas em relação à maternidade, muitas delas com familiares longe e sozinhas na sua cidade, outras sem possibilidade de se deslocarem com facilidade aos centros de saúde, ou aos hospitais. A materna é a tecnologia em que assentará todo o processo de desenvolvimento e operacionalização da plataforma, que consiste em ferramentas “open source”, nomeadamente, no que toca à framework que se pretende utilizar, pelo que, a verdadeira inovação do projeto consiste no modelo de negócio que se pretende desenvolver. Neste sentido, a inovação da plataforma consiste na desmaterialização dos processos de consulta e agendamento de serviços médicos para futuras mães e mães que acabaram de ter os filhos, de forma, a que este período seja vivido na plenitude pelas mães e com custos por ato médico ou de enfermagem mais baixos dos praticados nas clínicas e nos hospitais privados.
- Modelo de Marketing Performance para meios digitais no setor do retalhoPublication . Gomes, Filipe Alexandre Rosa; Barbosa, JoãoNos dias de hoje, e como consequência do forte crescimento da Internet ao longo dos últimos anos, as empresas são forçadas a repensar as suas estratégias e a forma como atuam no mercado. Com o avanço do digital, tornou-se mais fácil medir os esforços de marketing, surgindo assim o Marketing Performance. Este relatório tem por base o estágio de 5 meses, no período de 5 de setembro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, que realizei no departamento de Marketing da IKEA Portugal e evidencia as atividades desenvolvidas ao longo das 800 horas na empresa e os insights que retirei nesta experiência. Deste modo, o objetivo do relatório de estágio é criar um Modelo de Marketing Performance para os meios digitais no setor do retalho. A construção do modelo, juntamente com os conhecimentos que adquiri no estágio, foi conduzida através da análise das respostas obtidas de um questionário, elaborado através do Google Forms, que contou com 76 respostas, sendo apenas 73 delas válidas. Conclui-se, que aproximadamente 74% dos inquiridos não realizam análises de Marketing e, portanto, estamos perante um tema em desenvolvimento na área do marketing que pode ser rapidamente colmatado com a implementação do modelo desenvolvido neste projeto.
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