ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Agapito, Mónica"
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- QUAL O CONTRIBUTO DO DESPERTAR PARA AS CIÊNCIAS, NAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR?Importância das atividades práticas na aprendizagem de conceitos físico matemáticos por crianças em idade pré-escolarPublication . Vasques, Elizabeth Ruas; Moreira, Luís; Agapito, MónicaO presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma a implementação de atividades práticas experimentais e lúdicas contribuem para odesenvolvimento cognitivo no processo de aprendizagem do conceito demedição. Neste sentido foram delineadas as seguintes estratégias: i) Desenharam-se três atividades práticas e implementaram-se as mesmas a diferentes grupos de crianças; ii) Monitorizaram-se os resultados diferenciando-os por faixa etária e por número de atividades realizadas; iii) Desenhou-se e aplicou-se um questionário, por forma a avaliar o impacto das atividades junto dos encarregados de educação. Os resultados mostram que a realização de uma atividade de aprendizagem com a manipulação de instrumentos de medida produz resultados significativos no aumento da capacidade em prever e analisar resultados de uma nova experiência para as crianças da faixa etária dos 3 e 4 anos. Em relação aos questionários realizados, e de um modo geral, os encarregados de educação consideraram que a realização das experiências teve impacto na curiosidade e na importância demostrada pelos seus educandos, relativamente ao conceito de medida e ao próprio ato da experimentação. Numa escala de 1 a 5, em média, os encarregados de educação classificaram como 4,7 a importância deste tipo de atividades. No entanto, a área mais valorizada pelos encarregados de educação foi a da Formação Pessoal e Social, sendo que a área de Conhecimento do Mundo (na qual se integra o domínio das ciências) aparece apenas em penúltimo lugar. Este estudo parece indicar que o desenvolvimento de atividades práticas, neste contexto de educação pré-escolar, estimulou o interesse e motivação pela área das ciências, para além do elevado interesse que as crianças revelam normalmente nesta faixa etária.