ISAG - Dissertação de Mestrado
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Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Ana Pinto Borges"
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- Avaliação das atitudes empreendedoras dos estudantesPublication . Catarina Margarida Guedes Pinto de Carvalho; Ana Pinto BorgesO empreendedorismo é, amplamente considerado, como um importante mecanismo para o desenvolvimento económico dos países e, nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem merecido especial atenção. Vários autores têm demonstrado interesse em analisar o potencial empreendedor bem como a atitude dos jovens, como nos mostra a literatura existente. No entanto, estudos relativos à atitude dos estudantes universitários apontam ainda para números desanimadores, o que sugere que a educação voltada para o empreendedorismo poderá ajudar a mudar. O presente estudo, baseou-se num inquérito por questionário aplicado aos estudantes do ensino superior e, mais concretamente, aos estudantes do ISAG - European Business School. Da análise dos resultados, retira-se que a maioria dos inquiridos é do género feminino, relativamente à idade 69,74% têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos e conclui-se que o curso mais frequentado é a licenciatura em gestão de empresa, seguido da licenciatura em gestão hoteleira. No que diz respeito à pergunta “Vê o empreendedorismo como primeira opção no momento de integrar o mercado de trabalho?”, mais de metade dos inquiridos responderam que sim, tendo sido as áreas mais identificadas Turismo e Hotelaria e Financeira. Contudo, quanto à pergunta se os inquiridos se sentem preparados para ter um negócio mais de metade dos inquiridos responderam que não. A partir deste questionário, foi possível através da análise fatorial, encontrar quatro dimensões que caracterizam a atitude empreendedora dos alunos: liderança, realização, controlo e ética de trabalho adaptadas do modelo de Athayde (2009).
- Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadosPublication . Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva; Ana Pinto BorgesA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demográfico mundial. Observa-se que os idosos são mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades físicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva à criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação é conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivações para se definir um conjunto de os serviços necessários de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo é concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empíricos são recolhidos através da realização de um inquérito por questionário a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados são analisados através de métodos estatísticos e inferenciais. A amostra considerada é constituída por 384 indivíduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em média, os indivíduos que compõem a amostra têm 70 anos de idade, são casados e auferem reformas até 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentárias mas são socialmente ativos e consideram que a sua saúde é razoável e boa, o que leva a que as autoavaliações mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para além disso, cerca de um terço dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possíveis serviços de acompanhamento médico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributários e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrático para a organização do seu quotidiano.
- A responsabilidade social e o contributo das PMEPublication . José Mário Magalhães de Pereira; Ana Pinto BorgesAs Pequenas e Médias Empresas (PME) assumem um papel relevante para a economia portuguesa, na medida em que contribuem para o rendimento e para o emprego, produzem um portfólio diversificado de produtos e prestam diversos serviços, estando inseridas em todos os sectores de atividade. Nos últimos anos, as PME têm-se destacado pelas inserções progressivas de práticas de Responsabilidade Social. No entanto, no contexto português ainda existem poucos estudos nesta área, pelo que a presente dissertação contribui para um conhecimento mais profundo das práticas de Responsabilidade Social das PME. Nesse sentido, Responsabilidade Social é avaliada nas PME, analisa-se o seu valor estratégico e como este pode ser potenciado. Para tal, procedeu-se à exploração do conceito de Responsabilidade Social e evolução, procurou-se conhecer modelos e teorias desenvolvidas, para seguidamente se analisar as atividades nas PME. Numa ótica complementar, aplicaram-se metodologias de investigação qualitativa e quantitativa, e como técnica de recolha de dados realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de PME. Para a construção do instrumento de recolha de dados, relacionaram-se os conceitos teóricos no sentido de se obter a informação das PME relativa a questões como o meio ambiente, políticas e práticas laborais, respeito pelas normas legais, qualidade dos seus produtos e ética empresarial. Dos principais resultados, destacam-se uma mudança muito positiva das PME, quando comparada com estudos de 2009, quanto à temática da Responsabilidade Social Empresarial e a forma como encaram o futuro dentro das suas empresas com uma maior flexibilidade e compreensão dos colaboradores, meio ambiente e comunidades locais, invocando a falta de recursos financeiros como um obstáculo a uma maior participação. Mais de metade das PME inquiridas adotam práticas de RSE tanto internas como externas. E, por último, as PME também mostraram-se interessadas em continuar a implementar práticas estratégicas de Responsabilidade Social, o que revela uma postura proactiva por parte destas empresas.