ISAG - Dissertação de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Almeida, António"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- POTENCIAIS IMPACTOS DO SPONSORING NA EVOLUÇÃO SUSTENTADA DO FENÓMENO DO FUTEBOL FEMININOPublication . Jerónimo, Sara; Almeida, AntónioO futebol feminino está em ascensão, marcado por recordes de audiências, pelo aumento gradual de transmissões televisivas e pelo crescimento da procura de merchandising tanto de clubes como de seleções nacionais. Apesar disto, levantam-se algumas questões desafiantes, tais como, o(s) porquê(s) da ainda fraca aposta na transmissão televisiva de jogos e a grande discrepância quanto aos investimentos em sponsoring por parte das marcas comerciais face ao que se verifica na versão masculina deste desporto. Este trabalho de pesquisa visa explorar o impacto geral do sponsoring/ patrocínio, enquanto instrumento de comunicação de marketing, no futebol feminino. Mais especificamente, procura-se compreender o potencial contributo deste instrumento para atingir maiores níveis de visibilidade e afirmação deste desporto e simultaneamente para incrementar a notoriedade e imagem das marcas patrocinadoras. Com vista a apurar a informação relevante, realizou-se um conjunto de entrevistas estruturadas com base num guião contendo seis questões específicas. Este processo, que contou com uma amostra formada por dez profissionais diretamente ligados ao futebol feminino, procurou entender as suas perspetivas, conhecimento e sobretudo a sensibilidade face ao objeto de investigação. Fruto da análise qualitativa às respostas dos entrevistados, chega-se à conclusão da existência de um forte consenso quanto à importância do envolvimento dos patrocínios para sustentar o crescimento do futebol feminino. Ainda que sejam observados alguns entraves a estas parcerias, verifica-se uma tendência de aumento quanto ao envolvimento das marcas comerciais no futebol feminino.
