UE - TDM - Teses de Doutoramento
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Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento by advisor "Dias, Diana"
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- Competências chave no acesso e na profissão de ContabilistaPublication . Martins, Ana Cristina da Silva Ramos Lucas; Dias, DianaO estudo sobre as competências fundamentais ao exercício da profissão de Contabilista tem despertado o interesse da investigação a nível internacional. A presente tese é uma contribuição ao estudo destas competências em Portugal. No contexto atual, a profissão de Contabilista implica uma grande responsabilidade, quer perante os seus clientes, quer perante a Autoridade Tributária. Para o exercício da profissão torna-se necessário o desenvolvimento de determinadas competências que assegurem este exercício com sucesso. O objetivo da tese é, então, identificar as competências que estimulam o sucesso na profissão de Contabilista em Portugal. As questões de investigação que permitiram atingir o objetivo global são: “Estão os resultados de aprendizagem das licenciaturas, mestrados e doutoramentos conducentes à entrada na profissão de Contabilista alinhadas com as competências percebidas como essenciais pelos CCs?”; “Quais as competências percebidas pelos CCs que mais influenciam o seu sucesso profissional?”; e “Como se autoavaliam os CCs relativamente às competências que eles próprios consideram importantes para a profissão?” O estudo baseou-se num inquérito aplicado a atuais Contabilistas Certificados, entre 2016 e 2017. Os dados foram tratados através de uma regressão linear múltipla. Os resultados permitem perceber como principais competências influenciadoras do sucesso na profissão: (1) maior conhecimento técnico; (2) maior capacidade de liderança; e (3) menor comportamento ético. Naturalmente que este último resultado aponta para a necessidade de promover alterações a montante da profissão, uma vez que a ética é um competência essencial em todas as profissões, e nesta muito em particular. Estes resultados são relevantes, uma vez que permitiram criar um modelo que possibilita aos candidatos à profissão, atuais profissionais, instituições de ensino superior com cursos conducentes à profissão e mesmo à própria Ordem Profissional, conhecer as competências que impulsionam uma carreira de sucesso nesta profissão.
- Learning Outcomes no Ensino Superior Português: Perfis de Competências da Área das Ciências EmpresariaisPublication . Soares, Ivo Emanuel da Rocha Lima Costa Santos; Dias, DianaA criação do espaço europeu de ensino superior, decorrente do processo de Bolonha, evidenciou a necessidade de perspetivar os resultados da aprendizagem como elementos fundamentais para a garantia da qualidade do ensino. Nesse sentido, os learming outcomes surgem como uma ferramenta chave, porquanto evidenciam as competências a adquirir pelos estudantes nun ciclo de aprendizagem.
- Professores do Século XXI: Desafios para a Garantia da Qualidade no Ensino SuperiorPublication . Monteiro, António Manuel Fernandes; Dias, DianaNuma Era do Conhecimento, o Ensino Superior (ES) assume um papel central: nele o Conhecimento emerge, quer como processo, quer como seu produto. Mas, num mundo em constante mudança e em permanente transformação, o ES não passou incólume à dinâmica competitiva da sociedade moderna, tendo este vindo a sofrer várias mudanças, em consonância com o preconizado pela Declaração de Bolonha e pela criação do Espaço Europeu de Ensino Superior (EHEA). A literatura aponta para uma ênfase crescente nos mecanismos de prestação de contas e na nova gestão pública e, consequentemente, na emergência de mecanismos de garantia da qualidade. A avaliação da atividade docente e da sua qualificação assume especial relevância no ES, na medida em que garante a qualidade, tanto institucional, como da oferta formativa, contribuindo por inerência para o bom funcionamento dos próprios sistemas internos de garantia da qualidade. Assim, considerando como contexto a EHEA, pretendeu-se reconhecer, identificar e refletir sobre as diferentes áreas de atuação das agências europeias associadas à ENQA, focando os seus alvos de avaliação e os critérios usados para a acreditação. Este exercício permitiu traçar um mapa de políticas e práticas europeias de avaliação/acreditação da qualidade nas IES, usando uma metodologia eminentemente qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo, das missões das agências europeias. Pretendeu-se ainda centrar a atenção nas Agências que avaliam e/ou acreditam especificamente o corpo docente. Analisando concretamente o contexto legal e tutelar em Portugal, pretendeu-se comparar as políticas e práticas nacionais de avaliação do corpo docente com as suas congéneres europeias. Baseado nos dados recolhidos, refletiu-se sobre a importância e a exequibilidade de conceber e implementar um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente o docente, enquanto ator qualificado (seja académica, seja profissionalmente), avaliando as mais-valias para o contexto nacional. Para complementar esta reflexão, foi levado a cabo um segundo estudo, considerando as perceções dos próprios docentes em relação às competências por eles consideradas fundamentais para a criação de um perfil ideal do Professor do século XXI. Aproveitando o contexto inédito inerente aos impactos da pandemia de Covid 19 na Educação, em geral, e no ES em particular, explorou-se o contraponto entre as competências que os professores do ES consideravam crucial para a atividade docente antes e depois da pandemia, reconhecendo as mudanças percebidas por estes atores. Explorou-se ainda a perceção dos docentes relativa à importância e a exequibilidade de um sistema de avaliação e/ou certificação da qualidade que foque especificamente a carreira docente. Os resultados foram apresentados, notando-se que as agências de avaliação e acreditação do Ensino Superior no espaço europeu seguem as mesmas tendências e orientações. No entanto, o foco na garantia da qualidade do corpo docente parece ter diferentes abordagens, destacando-se o caso espanhol como o que mais especifica a forma de acreditar individualmente os docentes do ensino superior. A exploração da perceção dos docentes portugueses deixa antever algumas diferenças significativas entre o que é avaliado internacionalmente, e o que os docentes julgam ser o perfil ideal do professor do século XXI. Os desafios da pandemia parecem ter enfatizado competências relacionadas com a adaptação, a resiliência, o rigor, a criatividade e a disponibilidade. Em contraposição, perdem preponderância no perfil do Professor do Sec. XXI pós pandemia as competências relacionadas com a vocação, a atualização, a paciência, a flexibilidade, bem como a empatia, a internacionalização e a autonomia. Surgem novas enfases na polivalência, humildade, assertividade, motivação e proatividade. Apresentam-se algumas reflexões sobre perspetivas futuras de gerir a evolução da garantia da qualidade do corpo docente das instituições de ensino superior em Portugal.
