ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing
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Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Marketing by advisor "Heitor, João"
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- Marketing Digital nos Sites de Reserva: A influência das reviews no processo de decisão de escolha do alojamentoPublication . Ramos Dias, Denilse Ceita; Gomes, Sandra; Heitor, JoãoNa Era Digital em que vivemos, a partilha de informações e opiniões tornou-se um fenómeno dinamizado e, com apenas uma pesquisa, é possível encontrar qualquer tipo de informação de qualquer proveniência mundial. O setor do Turismo é um dos mais impactados por este fenômeno, devido ao desenvolvimento das diversas plataformas de turismo, onde os consumidores podem partilhar as suas experiências, após o usufruto das mesmas. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as caraterísticas nas reviews que influenciam a escolha do alojamento, bem como a influência das reviews na tomada de decisões por parte dos gestores das empresas de alojamento. Para a realização desta investigação foram utilizadas metodologias qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foram entrevistados 8 profissionais da área para compreender a sua percepção acerca do tema e através das entrevistas tirou-se ilações para servir de base na formulação das questões para o estudo quantitativo, dirigido aos consumidores. Os resultados obtidos revelam que existe uma grande influência das reviews negativas e positivas na escolha do alojamento, com uma maior consideração para as reviews negativas por parte dos clientes. No âmbito empresarial, as reviews assumem um papel essencial na definição e implementação de estratégias de gestão da atividade turística.
- Plano e Estratégias de Marketing para o hotel Monte Graciosa Plano de Marketing Associado ao RebrandingPublication . Carvalho Gonçalves, Júlia de Manuel Chantre; Heitor, JoãoO presente trabalho visa definir e desenvolver um plano estratégico de marketing para o futuro hotel Monte Graciosa, anteriormente designado por hotel Baia Verde. A necessidade de se efetuar um rebranding resulta da mudança do nome de um hotel que funcionou durante mais de 20 anos, relançando-se a partir do zero, com objetivos maiores. A estratégia assenta na definição de novos objetivos, de aferir quais são as necessidades do mercado e de investir na formação do staff do hotel para a assimilação da nova marca. O hotel Baia Verde foi uma estrutura hoteleira líder, durante mais de 15 anos, na cidade do Tarrafal, que recebeu os mais ilustres hóspedes, ganhou vários prémios pelos serviços, ementa e pela experiência única de se encontrar localizada na frente de uma das melhores praias do mundo. Ao longo dos últimos anos perdeu clientes face à abertura de outras unidades. Há a necessidade de se investir num plano e estratégias de marketing que fidelize os clientes, angarie novos e proporcione uma experiência única, diferenciadora, na cidade do Tarrafal. Uma estrutura hoteleira, empresa prestadora de serviços, necessita de realizar uma avaliação constante sobre o seu tipo de serviço, a qualidade da sua oferta, se se encontra atualizada e competitiva face às tendências do mercado e à chegada de novas ofertas concorrenciais. A estrutura de marketing desta empresa baseou-se na comunicação oral, junto de cada cliente, resultante pelo tipo de experiência obtida, após a sua estadia, sendo inteiramente fruto da satisfação. Mesmo sendo um hotel de 4 estrelas, num país com pouco mais de 565.514 habitantes e tendo a cidade do Tarrafal 18.565 mil habitantes, a simples promoção assente na experiência do consumidor apresentava-se como suficiente. De acordo com este cenário, o presente estudo visa apresentar uma proposta de rebranding do hotel, com um plano de marketing associado, assim como a apresentação de um plano de marketing criado do zero. O plano procurará relançar a estrutura hoteleira de forma que esta se reafirme na oferta turística.