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Título: A integração de crianças com multideficiência no sistema de ensino Luxemburguês
Autor: Figueiredo, António Manuel Neves
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Aprendizagem
Deficiente
Issue Date: Jun-2012
Resumo: Em educação é reconhecida a necessidade de implementar uma pedagógia diferenciada mas ajustada às necessidades educativas especiais de cada aluno. Aos alunos com multideficiência a escola deverá dar uma resposta eficaz no seu processo de aprendizagem, por forma a ultrapassarem as suas limitações cognitivas, motoras, linguisticas e sensoriais. Assim determinadas escolas no sistema de ensino luxemburguês, estão apetrechadas com unidades escolares especializadas para dar resposta a essas crianças e às suas deficiências, por forma a serem um instrumento pedagógico importante, na participação activa e no desenvolvimento de experiências de sucesso, junto dos alunos com multideficiências. Neste sentido, o presente estudo analisa a forma como o sistema de ensino luxemburguês integra as unidades de apoio à multideficiência no ensino regular. A natureza qualitativa do estudo efectuado por um questionário 32 docentes em funções em escolas do 1º ciclo (1º ao 6º ano), aos quais foram colocadas questões fechadas sobre a noção de multideficiência, caracteristicas e dificuldades destes individuos, no domínio escolar, questionou-se sobre as práticas de intervenção, bem como sobre as possiveis dificuldades encontradas durante o trabalho realizado e os apoios encontrados para melhorar a sua evolução no dominio da aprendizagem. Efectuaram-se ainda questões sobre os conhecimentos adquiridos sobre a multideficiência por parte dos profissionais que trabalham directamente com esses alunos e a sua formação continua dentro do sistema de ensino luxemburguês. Pelos resultados obtidos verificou-se que estas unidades escolares especializadas no geral funcionam bem, quer ao nivel dos recursos humanos a elas efectos, quer ao nivel dos recursos materiais e de espaços de trabalho nas escolas para trabalhar com os alunos de multideficiência, os professores e os encarregados de educação estão no geral satisfeitos com o seu funcionamento. Neste último dominio, este estudo mostra ainda a forma como os profissionais de educação no luxemburgo tratam a problemática das crianças com multideficiência nas unidades escolares especializadas, bem como o grau de satisfação sentido pelos encarregados de educação desses mesmos alunos.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2456
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