O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2440

Título: Perceção e práticas dos professores: perspetivas inclusivas no 2º ciclo do ensino básico
Autor: Cardoso, Lígia Miguel Ferreira
Palavras-chave: Integração escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência mental
Issue Date: 2012
Resumo: Sabendo que a escola inclusiva é o lugar onde crianças e jovens aprendem juntas, tendo as mesmas oportunidades, ambiciona o presente estudo compreender como os docentes do 2ºCiclo do Ensino Básico fomentam a inclusão de uma aluna com Deficiência Mental numa turma do ensino regular. Assim, este estudo teve como intenção investigar a especificidade de um contexto educativo e compreender as práticas educativas adotadas por uma escola para dar resposta a uma aluna com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente. O trabalho apresentado insere-se numa metodologia qualitativa baseada na interpretação dos dados através da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas. Os documentos recolhidos fundamentam a intervenção com o caso e as entrevistas, realizadas aos intervenientes diretos, os professores da turma, operacionalizam as metodologias e estratégias delineadas nos referidos documentos. Todo o percurso investigativo realizado permitiu concluir que os docentes estão sensibilizados e demonstram uma perceção positiva em relação à inclusão da aluna com Deficiência Mental. No entanto, os resultados obtidos demonstram que os professores ainda estão reticentes, no que se refere às suas práticas pedagógicas e uma verdadeira e efetiva inclusão da aluna.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2440
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LigiaCardoso.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE
© 2009 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics