O Seu Saber Ocupa um Lugar! DSpace

Repositório Comum >
ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus >
ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação >
ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2440

Título: Perceção e práticas dos professores: perspetivas inclusivas no 2º ciclo do ensino básico
Autor: Cardoso, Lígia Miguel Ferreira
Palavras-chave: Integração escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência mental
Issue Date: 2012
Resumo: Sabendo que a escola inclusiva é o lugar onde crianças e jovens aprendem juntas, tendo as mesmas oportunidades, ambiciona o presente estudo compreender como os docentes do 2ºCiclo do Ensino Básico fomentam a inclusão de uma aluna com Deficiência Mental numa turma do ensino regular. Assim, este estudo teve como intenção investigar a especificidade de um contexto educativo e compreender as práticas educativas adotadas por uma escola para dar resposta a uma aluna com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente. O trabalho apresentado insere-se numa metodologia qualitativa baseada na interpretação dos dados através da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas. Os documentos recolhidos fundamentam a intervenção com o caso e as entrevistas, realizadas aos intervenientes diretos, os professores da turma, operacionalizam as metodologias e estratégias delineadas nos referidos documentos. Todo o percurso investigativo realizado permitiu concluir que os docentes estão sensibilizados e demonstram uma perceção positiva em relação à inclusão da aluna com Deficiência Mental. No entanto, os resultados obtidos demonstram que os professores ainda estão reticentes, no que se refere às suas práticas pedagógicas e uma verdadeira e efetiva inclusão da aluna.
URI: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/2440
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LigiaCardoso.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

© 2014 - REPOSITÓRIO COMUM - Comentários - Statistics
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia