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A presente dissertação tem como objetivo primordial compreender como o contexto, não só da empresa mas também político, social e económico do país, influencia na alteração da imagem de uma marca. Neste sentido, pretende-se analisar e mostrar como algumas marcas em Portugal, reagiram graficamente ao período pós-revolução do 25 de abril de 1974, após a vaga de nacionalizações, contextualizando e estabelecendo uma reação ao contexto contemporâneo através do estudo de vários casos de redesign de marcas. As empresas em estudo, são marcas ainda hoje em atividade, pelo que se dividem em quatro setores, o da energia com a marca Petrogal/ Galp e EDP, o das bebidas, mais concretamente das cervejas, com a Central Cervejas e Bebidas e a Unicer, o dos Transportes com a CP e a TAP, e o da Comunicação com a RDP e RTP, procurando assim, estabelecer uma análise mais rigorosa evidenciando ligações, não só entre diferentes setores como em diferentes empresas do mesmo. Esta dissertação surge então como contributo para a história do design gráfico em Portugal, onde são estabelecidas as ligações entre os vários campos e contextos que se refletem no grafismo das marcas das empresas.
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Redesign Marca Portugal Pós 25 de abril Nacionalizações