Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7006
Título: A Aprendizagem da Língua Inglesa na Academia Militar
Autor: Fernandes, Vítor
Palavras-chave: Aprendizagem
Competências Linguísticas
Aquisição
Conhecimento
Data: 1-Mai-2008
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: Actualmente a importância da Língua Inglesa é indiscutível nos mais diversos sectores, nomeadamente a nível económico, cultural e profissional. As Forças Armadas Portuguesas reconhecem igualmente a importância da Língua Inglesa na carreira dos Oficiais dos Quadros Permanentes. É também um facto que os futuros Oficiais do Exército e da GNR têm como parte integrante do seu currículo durante o curso da Academia Militar a Unidade Curricular de Língua Inglesa. Contudo, ao longo dos anos, tem-se constatado que nem todos os alunos atingem, no final do 4º ano de curso, os níveis mínimos exigidos preconizados pela OTAN, segundo o acordo normalizado STANAG (NATO Standardization Agreement – Language Proficiency Levels) 6001, para aprovação naquela Unidade Curricular. O presente Trabalho de Investigação Aplicada procura encontrar as possíveis causas para este problema. Para tal, um inquérito relativoà Unidade Curricular de Língua Inglesa foi aplicado a uma população alvo constituída por Alferes, Alferes Alunos, Aspirantes-Alunos e pelos Cadetes-Alunos do actual 8º Semestre. Da análise dos dados, obtiveram-se alguns resultados que podem contribuir para a existência do problema inicial, entre os quais: insatisfação por grande parte dos alunos relacionada com os conteúdos programáticos; o factode muitos alunos terem dificuldades ao nível das suas capacidades para a aprendizagem de competências linguísticas; o pouco tempo disponível extra tempo lectivo para a práticadas competências linguísticas; a falta de motivação dos alunos. Concluiu-se ainda que o ensino está mais adequado aos objectivos do nível intermédio, embora estes não progridam significativamente ao longo dos quatro anos de curso. No final deste estudo e com base nos resultados obtidos, apresentam-se algumas conclusões e sugestões para reflexão.
Abstract Nowadays the English Language plays a major role inthe most diverse areas, namely in the fields of economy, culture or even in professional terms. The Portuguese Armed Forces have acknowledged this fact concerning the careers of its Officers. Therefore for both Army officers and GNR officers the subject of English Language is mandatory during their four years of course in the Military Academy. However, throughout the years, at the end of those four years of study, not all cadets have been able to meet the standards of language proficiency required by NATO Standardization Agreement (STANAG). The present Research Project aims to find the possible causes for that problem. Hence, a questionnaire about several aspects concerning the subject of English Language was filled in by 2nd Lieutenants, Cadets who have concluded their four years of course in 2007, and Cadets who will conclude it in the current year. After analysing the data from those questionnaires some of the results showed: dissatisfaction felt by many students concerning the syllabus; difficulties felt by the students in terms of own capacities for the apprenticeship of language skills; little time available for the practice of those skills; lack of motivation felt by the students. It could also be concluded that the English Language classes show to be more adequate to suit the purposes of the students attending the intermediate level, though most of them maintain the same Standardized Language Profiles (SLP) during the four years of course. At the end of these study and based on the data obtained, some suggestions are presented along with the conclusions.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7006
Aparece nas colecções:AM - CS - CC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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