ESSA - Escola Superior de Saúde do Alcoitão : [140] Página principal da comunidade

Logo

A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) é um estabelecimento privado de ensino superior, resultante da conversão da antiga Escola de Reabilitação, criada a 4 de Junho de 1966 e instituída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Integrada no sistema educativo nacional como estabelecimento de ensino superior particular desde 1994, a ESSA conta com mais de 50 anos de experiência na formação de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala. Foi, de resto, a primeira escola em Portugal a formar estes profissionais. Efetivamente, a SCML foi responsável, no país, pela criação dos primeiros cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em 1957, e de Terapia da Fala, em 1962. Mais recentemente, foi criado o Departamento de Politica e Trabalho Social.

Além dos cursos de licenciatura e de mestrado em Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, todos eles acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a ESSA promove diversos cursos de pós-graduação e de formação contínua.

A missão da escola completa-se com a realização de atividades de investigação e desenvolvimento e com a prestação de serviços de apoio à comunidade, nas áreas da sua atividade científica e tecnológica.

Ao longo dos anos, tem mantido uma forte componente de internacionalização, estando filiada nas redes europeias de escolas congéneres:

  • Fisioterapia (ENPHE - European NetworK of Physiotherapy in Higher Education);
  • Terapia Ocupacional (ENOTHE – European Network of Occupational Therapy in Higher Education);
  • Terapia da Fala (NetQues - Network for Tuning Standards and Quality of Education Programmes in Speech and Language Therapy across Europe).

Possui também a Carta Universitária Erasmus, que lhe permite a participação nos programas comunitários de mobilidade de alunos e docentes, como é o caso do programa Sócrates/Erasmus.

No plano da cooperação internacional destaca-se ainda, nos últimos anos, o apoio à criação em Moçambique de cursos de licenciatura em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Serviço Social, através de uma relação protocolar da SCML com o ISCISA (Instituto Superior de Ciências da Saúde), em Maputo.

Browse