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Validação e Implementação de um Modelo de Avaliação De Competências - Validação e Implementação de um Modelo de Avaliação de Competências Não-Técnicas no SIMNAV

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Abstract(s)

A presente investigação resulta de uma proposta de realização de testes práticos para validação do modelo de avaliação de competências não técnicas para funções de Oficial de Quarto à Ponte (OQP), que vem a ser desenvolvido no âmbito do Simulador de Navegação da Escola Naval (SIMNAV), para implementação na formação dos cadetes da Escola Naval (EN) no âmbito da Formação Militar Naval (FMN) A presente investigação conta inicialmente com uma revisão de literatura cujo objetivo passa por esclarecer, contextualizar e apresentar um conjunto de conceitos e premissas ao nível das competências não técnicas, indicadores comportamentais e modelos de avaliação desenhados para serem aplicados em ambiente simulado. Segue-se uma descrição do enquadramento da formação e treino na marinha, nomeadamente o modelo de ensino empregue na EN e a utilização de simuladores de navegação. Seguidamente foram sumarizadas as evoluções sofridas pelo modelo desenvolvido por Basso (2016), Modelo de Avaliação de Competências não técnicas para funções de OQP (MODACOP), com base em recomendações e limitações identificadas à data, e uma síntese comparativa entre o Modelo de Avaliação de Competências Não Técnicas para Formação dos Cadetes da EN (MODACEN) e o Modelo de Liderança Funcional implementado na EN. Posto isto foram realizados um conjunto de sessões de teste e questionários com o intuito de aferir a qualidade do MODACEN no âmbito do processo de avaliação e ainda que benefícios apresenta no âmbito da formação dos cadetes da EN. O MODACEN, no contexto da investigação, pretende contribuir para a ação formativa dos cadetes da EN, tornado a avaliação da componente de simulador da unidade curricular de Formação Militar Naval, mais objetiva e direcionada no sentido das premissas estabelecidas pela EN no contexto da preparação dos seus alunos para o desempenho das funções de OQP a bordo das Unidades Navais da Marinha Portuguesa (MP). Esta investigação deixa ainda em aberto questões fundamentais aos níveis de sustentabilidade do SIMNAV, mais concretamente no âmbito da quantidade e qualidade dos recursos humanos disponibilizados para os efeitos acima descritos
The following investigation results from a proposal to conduct a serial of tests in order to validate a nontechnical skill evaluation model in order to be implemented in the education system of the cadets from the Portuguese naval academy in the scope of the functions of a watching officer and promoting interaction between students from different grades. The investigation starts with a research of concepts in order to clarify and understand nontechnical skills and behaviour indicators in order to be applied in simulated environments, more specifically in SIMNAV. Then was made an analysis of the evaluation model developed by Basso (2016), known as MODACOP, and the following adaptation, based on previous input’s, to create the proposed model (MODACEN). Also was made a comparative analysis between MODACEN and the model implemented at the Portuguese Naval Academy, de Functional leadership model. In order to validate the MODACEN was carried out an among of tests and questionnaires that intended to assess the quality of the model in the evaluation process and the opinion of respondents about the MODACEN as a beneficial tool to increase the acquisition of nontechnical skills associated to the task of watching officer. Finally, were analysed all the recovered data and confronted with the theoretical knowledge collected before. The proposed model intends to contribute to the formation of de cadets from the Portuguese naval academy, making the simulated environment evaluation more objective and directed to accomplish the mission and responsibilities from the academy itself, in the context of prepare is students for the different task that they will perform as officers from the Portuguese Navy. Also, this investigation approaches fundamental questions directed toward the sustainability of the use of SIMNAV, within the context of the quality and quantity of the human resources available to the needs already announced.

Description

Keywords

Modelos de avaliação para ambientes simulados no domínio marítimo; competências não técnicas para OQP’s; Simulador de Navegação da EN (SIMNAV) Evaluation models for simulated environments applied in maritime domanin; Watching Officers nontechnical skills, Portuguese Naval Academy Navigation Simulator (SIMNAV)

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