Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2474
Título: A importância da expressão dramática no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com síndrome de Asperger
Autor: Caires, Mariana Alexandrina Rodrigues
Palavras-chave: Síndrome de Asperger
Interação social
Imaginação
Jogo dramático
Emoção
Data de Defesa: Jul-2012
Resumo: O Síndrome de Asperger é um tipo de autismo que provém de uma disfunção biológica do cérebro. O seu diagnóstico engloba três áreas importantes: - A comunicação: dificuldade na interpretação não-verbal e no pensamento concreto da linguagem formal. - A interação social: dificuldade na relação social, leitura de pensamentos e sentimentos dos outros. - A imaginação: pensamento limitado e resistência à mudança. As medidas seguintes devem utilizar-se para minimizar o stress da criança “aspie”. 1. O professor deve explicar as regras com calma e não falar depressa ou alterar planos sem avisar. 2. Quem deve conversar sobre o diagnóstico? Qualquer pessoa está sensível e motivada para ajudar e entender o problema. No entanto, as decisões mais importantes, para o sucesso da criança “aspie”, são as da família e amigos. - Quais os problemas que podem ocorrer? As crianças consideram o trabalho de grupo exaustivo. O sucesso do trabalho de grupo depende de todos os elementos deste. Os estudantes com Síndrome de Asperger merecem uma atenção especial pois preferem assuntos de cultura geral e pesquisa em enciclopédias. É importante brincar e todas as pessoas, além das crianças, têm esse direito. Quando se brinca, fugimos da realidade, adquirimos novas experiências cometemos erros e tornamos os nossos sonhos realidade. A brincadeira e o jogo dramático, através de histórias improvisadas ou combinadas com o grupo de trabalho, desenvolvem a comunicação verbal, não-verbal e a interação da criança “aspie”, com o seu par ou grupo. A Expressão Dramática desinibe a criança, levando-a a expressar emoções e realidades do quotidiano, através do movimento/gesto e voz.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2474
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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