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Desenvolvimento de competências especializadas do pré-hospitalar aos cuidados intensivos

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O presente relatório de estágio, incorporado no plano curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da ESESJC tem como objetivo principal evidenciar as competências adquiridas e desenvolvidas na prestação de cuidados de enfermagem ao doente crítico bem como a reflexão sobre as ações realizadas para a essência do cuidado baseado na evidência científica, utilizando uma metodologia descritiva e reflexiva. Deste percurso salienta-se a componente prática, académica e profissional que permitiu a consolidação de um distinto olhar sobre o cuidar do doente crítico e família. Ciente de que nas últimas décadas é destacada a importância de uma intervenção precoce e eficaz nas situações de emergência, e de que o atendimento do doente crítico requer uma intervenção atempada, adequada e baseada nos elos da cadeia de sobrevivência, desde o ambiente pré-hospitalar, passando pelo transporte primário até a assistência intra-hospitalar (Silva, 2015), o relatório descreve um percurso desde a enfermagem pré-hospitalar até a enfermagem dos cuidados intensivos. Suportados nestas ideias, a experiência profissional, que proporcionou a creditação ao estágio I – Urgência, o estágio II – Cuidados Intensivos, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ainda o estágio III – Opção, realizado em duas fases, uma no Instituto Nacional de Emergência Médica, numa ambulância de Suporte Imediato de Vida em Lisboa e outra fase no Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria, permitiram a aquisição de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. No decurso desta especialização, houve a necessidade de convergir a visão do cuidar do doente crítico em áreas que influenciam a intervenção de enfermagem: a liderança e tomada de decisão, tendo-se tornado numa excelente metodologia de crescimento profissional e de aprendizagem. Assim sendo, esta caminhada de aquisição de competências valoriza o percurso profissional e pessoal, contribuindo para a qualidade e a excelência na prática da profissão, imprescindível como Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
The present internship report, incorporated in the curricular plan of the ESESJC's Master's Degree Course in Nursing in Medical-Surgical Nursing, main aim is to highlight the acquired and developed competencies in the provision of nursing care to the critical patient as well reflection on the accomplished actions for the essence of care based on scientific evidence, using a descriptive and reflective methodology. This path highlights the practical, academic and professional component which allowed the consolidation of a distinct look for the care of critical patients and family. Aware that in the last decades the importance of an early and effective intervention in emergency situations has been highlighted, and that the care of the critical patient requires a timely, adequate intervention based on the links of the survival chain, from the prehospital environment, through the primary transportation to intra-hospital care (Silva, 2015), the report describes a course that began with prehospital nursing, all the way to intensive care nursing. Supported in these ideas, the clinical practice acquired in the context of professional experience that allowed me to obtain accreditation in relation to training I – Emergency, the Training II - Intensive Care, in the Multipurpose Intensive Care Unit of Dr. Nélio Mendonça Hospital and training III - Option, accomplished into two phases, a phase carried out at the National Institute of Medical Emergency, in an Immediate Life Support Ambulance in Lisbon and another phase in the Central Emergency Service of the Hospital of Santa Maria, allowed the acquisition of specialized skills in medical-surgical nursing. During this specialization there was a need to converge the vision of critical patient care in areas that influence nursing intervention: leadership and decision making, becoming an excellent methodology for professional growth and learning. Therefore, this process of acquisition of competencies valued me as a professional and a person, contributing to the quality and excellence in the practice of the profession, essential as a Master in Medical-Surgical Nursing.

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Keywords

Enfermagem médico-cirúrgica Doente crítico Competências Liderança Tomada de decisão

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