Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10566
Título: Criação da Esquadrilha de Navios de Superfície
Autor: Silva, Carlos
Palavras-chave: Apoio logístico
Comando administrativo
Esquadrilha
Estrutura organizacional
Navios de superfície
Organização da Marinha
Administrative command
Logistic support
Navy’s organization
Organisational structure
Squadron
Surface ships
Data: 2015
Editora: IESM
Resumo: A transformação das forças armadas portuguesas encontra justificação nas dificuldades de obtenção dos recursos materiais e humanos nos níveis ambicionados. O presente trabalho de investigação tem como objetivo avaliar qual a melhor forma de assegurar o apoio logístico aos navios de superfície da Marinha Portuguesa, confrontando dois modelos: um deles, baseado na centralização de todo o apoio numa esquadrilha, o outro baseado na descentralização desse apoio em várias esquadrilhas e agrupamentos de navios, organizados de acordo com os diferentes tipos de navios do efetivo da Armada. Analisaram-se os modelos em vigor em algumas marinhas europeias bem como modelos teóricos das estruturas organizacionais, tendo em vista a sua confrontação com o modelo atual através de métodos de análise multicritério de apoio à decisão. O estudo realizado conclui no sentido de se concentrar todo o apoio logístico numa esquadrilha, cuja estrutura se deve basear no modelo funcional da teoria das organizações. Abstract: The Portuguese armed forces transformation can be justified by difficulties on obtaining the required material and human resources at appropriate levels. The aim of this study is to evaluate the best way of ensuring logistic support to the surface ships of the Portuguese Navy, by comparing two models: one, based on the centralisation of all support in one single squadron, the other based on the decentralisation of this support in several squadrons and groups of ships, organised in accordance with the different ship types of the Portuguese Navy’s fleet. Some European navies and theoretical models were analysed and used for comparison with the actual model in force, using multi-criteria decision analysis. The conclusions obtained indicate that all logistic support should be concentrated in one squadron, with a structure based on the functional model.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10566
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CPOS - MAR - Trabalhos de Investigação Individual

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