Luís, LinaPedro, Samuel2022-08-092022-08-092022-06-06http://hdl.handle.net/10400.26/41579O ensino a distância configura-se como uma modalidade de oferta educativa em alternativa das aulas presenciais devido à pandemia por COVID-19. Assim, em março de 2020 teve de se optar por esta modalidade de ensino, alicerçada na integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem do contrabaixo como meio para que todos tivessem acesso à continuidade do estudo deste instrumento. Tendo em conta o facto de se ter lecionado a distância, procurou-se conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do contrabaixo nesta modalidade de ensino. Nesta linha, definiu-se como principal objetivo conhecer a opinião dos alunos acerca da aprendizagem do Contrabaixo nesta modalidade de ensino. Para concretizar este objetivo optou-se pela criação de um questionário elaborado ad hoc aplicado numa amostra constituída por 7 alunos a quem se lecionaram aulas de contrabaixo a distância, durante o período de 14 de abril de 2020 a 19 de junho de 2020.porEnsino à distânciaEducação musicalContrabaixoA aprendizagem do contrabaixo no ensino a distânciamaster thesis203050789