Bento, AvelinoGil, Célia Maria Rodrigues Serafim2015-04-212015-04-212011-09http://hdl.handle.net/10400.26/8468O princípio que suporta esta investigação está relacionado com a necessidade de construir no colectivo o intercâmbio, a promoção das tradições locais, a criação de pontos de encontro, a preservação e divulgação da identidade cultural. A este princípio junta-se a necessidade de criar espaços alternativos de socialização, onde as Ludotecas Municipais emergem como espaços lúdicos, dinâmicos e facilitadores da interacção da criança com os seus pares, com os mais velhos, com os adultos e com o mundo. O interesse do estudo vai, no sentido, de conhecer e analisar a intervenção das Ludotecas Municipais de Avis, de verificar o impacto que estas têm junto da população ao nível transversal, cultural e intergeracional, assim como o de criar necessidades de se reflectir sobre a forma como o poder local assume a sua responsabilidade nas práticas socioculturais do território. Como metodologia foi desenvolvido um trabalho com características de estudo de caso, com objectivo de responder à questão central: Qual o protagonismo e a importância das Ludotecas Municipais do Município de Avis como instrumentos preferenciais de acção cultural, transversal e intergeracional? A fazer parte das dimensões conceptuais, o estudo apresenta as Ludotecas como espaços de educação não formal e informal, emergindo com práticas culturais transversais e intergeracionais, através da animação sociocultural e do animador. Conteúdos que articulam com os dados fornecidos pelo estudo empírico, analisando as dinâmicas decorrentes das acções e compreendendo o carácter plural das práticas. Para a recolha de dados recorremos, à análise documental, à elaboração de inquéritos por questionário e entrevista. Todos estes instrumentos permitiram obter respostas às questões orientadoras, assim como concretizar os objectivos do estudo. O estudo que desenvolvemos permitiu concluir que as Ludotecas Municipais do Município de Avis são espaços que favorecem e estimulam o desenvolvimento de actividades lúdicas. Permitiu, por outro lado, considerar a elaboração de um programa de intervenção sociocultural capaz de fomentar a criação e fruição de hábitos culturais, transversais e intergeracionais. Finalmente assume as ludotecas como instrumentos preferenciais, enquadradas numa estratégia comunitária a quatro dimensões: a primeira, a dimensão política, utilizada como um meio para promover a democracia; depois, a dimensão cultural, utilizada como objecto de expressão e cultura popular; a terceira como uma dimensão transversal com a atitude e postura interdisciplinar; finalmente, a quarta dimensão, educação intergeracional com o objectivo de manter a memória cultural local e a sustentabilidade social das populações.The principle that supports this research is related to the need to build on the collective the exchange, the promotion of local traditions, the creation of meeting points, the preservation and dissemination of cultural identity. To this principle joints the need to create alternative spaces for socialization, where the Ludotecas Municipals emerge as recreational areas and facilitators of the dynamic interaction of children with their peers, with older, with adults and with the world. The interest towards the study is to know and analyze the intervention of the Ludotecas Municipals of Avis, to verity the impact that they have near the population, at a transversal, cultural and intergenerational level, as to create the need to reflect on how the local government assumes their responsibility in the sociocultural practices of the territory. As methodology, was developed a paper with characteristics of case study, aiming to answer the central question: What is the protagonism and importance of Ludotecas Municipals of the Município of Avis as preferred instruments of the cultural, transversal, cultural and intergenerational activity? Doing part of the conceptual dimensions the study presents the Ludotecas Municipals as spaces of formal and informal education, emerging with cultural, intergenerational and transversal practices, through the animation and sociocultural animator. Contents that articule with the data provided by the empirical study, analyzing the dynamics arising from the actions and include the plural nature of the practices. For data collection, we used the content analysis, prepared questionnaire enquires and interview. All these instruments permited to obtain answers to the guiding questions and fulfill the objectives of the study. The developed study allows us to conclude that the Ludotecas Municipals do Município of Avis are spaces that encourage and stimulate the development of leisure activities. On the other side it allowed considering the elaboration of a socialcultural intervention program capable of promoting the creation and fruition of cultural, transversal and intergenerational habits. Assuming the Ludotecas Municipals such as preferred instruments, framed in a community strategy to four dimensions: first, the political dimension, used as a means to promote democracy, then the cultural dimension, used as an object of expression and popular culture, the third as a transversal dimension with the attitude and the interdisciplinary approach and finally the fourth dimension, intergenerational education in order to keep the local and cultural memory and the social sustainability of populations.porAs Ludotecas como Espaços Lúdicos, Culturais, Transversais e Intergeracionaismaster thesis