Nogueira, RosaSales, Adriana2020-08-282020-08-282020-01-17http://hdl.handle.net/10400.26/33233O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como principal objetivo compreender e identificar como a cooperação contribui para o sucesso da aprendizagem em grupos heterogéneos em sala de aula de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um estudo exploratório, do ponto de vista metodológico, que se realizou durante os estágios. De forma a validar a questão definida, adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, assente em entrevistas presenciais orais de perguntas abertas. Realizou-se assim, a entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação, dois educadores e três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter resposta à problemática. Tendo em conta que um dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação no seu dia a dia, diz respeito à heterogeneidade em termos etários nas salas de aula, colocando-se, mesmo em turmas homogéneas a questão dos benefícios ou inconvenientes das transições de nível com mudança ou não de grupo / turma. Esta investigação permitiu que se adquirisse um conhecimento acerca de como os profissionais de educação lidam com grupos heterogéneos em termos etários, de modo a que no meu futuro profissional como educadora / professora, seja um elemento facilitador para potenciar as aprendizagens das crianças / alunos e garantir assim uma prática consistente de valorização e promoção das aprendizagens, tendo em vista a individualidade da criança / aluno.porEducaçãoHeterogeneidadeDiferenciação pedagógicaTrabalho e aprendizagem cooperativaA cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneasmaster thesis202464547