Montiel, AntónioRodrigues, Maria2016-04-012016-04-012015-06-19http://hdl.handle.net/10400.26/12812O presente relatório tem como objetivo expor o estudo de todas as etapas importantes da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar que se focou, especialmente, em aprofundar a problemática que emergiu no estágio: as dificuldades para introduzir regras de comportamento na gestão de uma sala de pré-escolar. Optei por delimitar este objeto de estudo sujeitando-me à busca de resposta para duas questões: quais são os fatores que explicam a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância e quais são as estratégias recomendadas para superar essas dificuldades. A resposta a estas duas questões mereceu duas abordagens diferentes. Uma primeira abordagem foi de referencial teórico, que é recolhida no primeiro capítulo; a segunda procurou projetar as aprendizagens teóricas sobre quanto foi observado e praticado no próprio estágio, o que aparece recolhido no segundo e, especialmente, no terceiro capítulos. A consulta de bibliografia foi orientada pela hipótese de considerar que a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância pudesse estar associada à falta de regras que as crianças pudessem trazer do próprio ambiente familiar, talvez porque um frágil entendimento do que seja a disciplina pudesse sugerir que a imposição de regras estivesse em conflito com a proximidade e o afeto próprios de relação familiar. Opostamente, como se expõe no capítulo primeiro, a leitura realizada permitiu compreender justamente o contrário. Foi certamente importante este estudo na medida em que li muito sobre a implementação de regras no Jardim de Infância para encontrar e definir as estratégias mais adequadas aos diferentes grupos de crianças.porEducação Pré-EscolarRegras de comportamentoJardim de InfânciaDisciplinaIntrodução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégiasmaster thesis201075849