Cardoso, JorgeNeutel, Antónia M.Rodrigues, Paulo Jorge da Rocha2014-03-312014-03-312013-10http://hdl.handle.net/10400.26/6140Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Forense e CriminalO stress, a fadiga, a qualidade do sono e o consumo de substâncias, são algumas das variáveis que podem contribuir para um fraco desempenho académico, para além de outras dificuldades em múltiplas áreas. No entanto, estes quatro aspectos têm sido, por norma, estudados separadamente. O principal objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a vulnerabilidade ao stress, a qualidade do sono, a severidade da fadiga e o consumo de substâncias, numa população universitária (n=281). Foram utilizados os seguintes instrumentos: Pittsburgh Sleep Quality Index (Buysse, Reynolds III, Monk, Berman, & Kupfer, 1999), Fatigue Severity Scale (Krupp, LaRocca, Muir-Nash, & Steinberg, 1989), Questionário de Vulnerabilidade ao Stress (Serra, 2000), e o Drug Use Screening Inventory – Revised (Tarter, 1990). Os resultados obtidos foram ao encontro dos verificados na literatura revista, tendo-se constatado a existência de correlações estatisticamente significativas entre a vulnerabilidade ao stress e o consumo de substâncias. Relativamente à severidade da fadiga e à qualidade do sono, não se encontraram associações com o consumo de substâncias, mas sim com a vulnerabilidade ao stress. Alguns dos participantes apresentaram alguns comportamentos de risco elevado relativamente aos consumos, verificando-se mesmo indicadores clinicamente preocupantes. Justifica-se a continuidade da investigação nesta área, bem como a transposição dos resultados obtidos para modalidades de intervenção preventiva e terapêutica.porSonoStressFadigaConsumo de substânciasEstudantesVulnerabilidade ao stress, qualidade do sono, fadiga e consumo de substâncias em estudantes universitáriosmaster thesis201066971