Turri, CarloMariotti, Elisa2022-01-182022-01-182021-12http://hdl.handle.net/10400.26/38893Rendering the Reality, como conceito, quer difundir a ideia de que aquilo que as pessoas experimentam não é apenas a representação objetiva da realidade, mas a sua interpretação subjetiva. Todos podem perceber algo diferente dos outros e este aspeto é analisado neste trabalho através de uma imersão total no mundo das projeções. O principal objetivo desta tese de projeto, de facto, é desenvolver um espetáculo de video mapping sobre uma superfície irregular dentro de um festival de música. Para tal, inicialmente, foram analisados os antecedentes históricos e o estado da arte. Foi levado em consideração três tópicos principais: história do cinema, história do som no cinema, e história do video mapping. Relativamente a este último, no qual o desenvolvimento é mais recente, foi também discutida uma análise adicional e notícias relacionadas ao assunto. Posteriormente, foram apresentados e investigados alguns projetos inspiradores. Estes são instalações ou espetáculos que levam à concretização da tarefa principal. A parte central é o desenvolvimento do projeto. Primeiro, foi apresentado o conceito do festival e detalhes relacionados. Fundamental nesta secção é a análise do local, uma vez que o mapeamento da projeção teve de ser assentado numa falésia de uma montanha. Uma vez analisado o espaço, foram feitas muitas inspeções ao local a fim de produzir uma maquete. Esta última foi feita utilizando fotogrametria e impressão 3D. O protótipo 3D foi então mapeado e o conteúdo de vídeo foi projetado sobre ele. Os conteúdos para o video mapping foram devidamente registados, editados e distorcidos para se obter uma proposta do programa no protótipo. O resultado final é um video mapping de 3 minutos ao vivo feito de conteúdos visuais mistos e uma faixa musical criada para o efeito. Este resultado é a soma de todo o processo e dos obstáculos encontrados ao longo do percurso. Em conclusão, a relação que o público pode estabelecer com este espetáculo de video mapping não pode ser esclarecida, já que o festival não se realizou. Mas é evidente que o artista que desenvolveu o espetáculo tentou dar uma interpretação do festival e da sua localização através do conteúdo audiovisual, ou seja, tentando renderizar a realidade.Rendering the Reality, as a concept, wants to spread the idea that what people experience is not only the objective representation of reality but the subjective interpretation of it. Everyone can perceive something different from others and this aspect is analyzed in this work through full immersion in the world of projections. The main goal of this project thesis, indeed, is to develop a video mapping show on an irregular surface within a music festival. To do so, initially, the historical background and state of the art were analyzed. Three main topics were taken into consideration: History of filmmaking, History of sound in movies, and History of projection mapping. Concerning this latter, whose development is most recent, additional analysis and related news were discussed, too. Subsequently, some inspiring projects were presented and investigated. Those are installations or shows that lead to the concretization of the main task. The central part is the development of the project. First, the festival concept and related details were presented. Fundamental in this section is the analysis of the location since the projection mapping had to be settled on a cliff face of a mountain. Once analyzed the space, lots of site inspections were made in order to produce a maquette. This latter was made using photogrammetry and 3D printing. The 3D prototype, then, was mapped and video contents were projected on it. Contents for video mapping were appositely recorded, edited, and distorted to obtain a proposal of the show on the prototype. The final result is a 3-minute video mapping live made of mixed visual contents and a music track created for the purpose. This outcome is the sum of the entire process and obstacles encountered along the way. In conclusion, the relationship the audience can establish with this video mapping show cannot be clarified, as the festival did not take place. But it is clear that the artist who developed the show tried to give an interpretation of the festival and its location through the audiovisual content, that is, trying to render the reality.engProjecçãoVideo mappingFestivalParede da falésiaAudiovisualCriação de conteúdosVisual musicSomFilmeModelação 3DProcessoRendering the reality: Development of a video mapping show on a mountain cliff face for a music festivalmaster thesis202886565