Costa, Marcos AntônioVieira, Timóteo2022-01-032022-01-032021-12-31Costa, M. A., & Vieira, T. M. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS: UMA PROPOSTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 25 (3): 74-87.http://hdl.handle.net/10400.26/38537Em perspectiva cognitivo-comportamental, a forma como uma pessoa significa o dinheiro e pensa sobre seu uso impacta seu comportamento financeiro. De que forma tal abordagem pode contribuir para a construção de projetos de educação financeira? O objetivo deste artigo é propor a educação financeira em perspectiva cognitivo-comportamental. Objetiva-se também: a) apresentar brevemente a teoria cognitivo comportamental e relacioná-la à educação financeira; b) apresentar uma breve revisão de literatura sobre a educação financeira e os riscos do não desenvolvimento de competências financeiras; c) destacar a necessidade de propostas visando reduzir o risco de endividamento de pessoas e famílias em uma sociedade consumista. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão de literatura sobre educação financeira, finanças comportamentais e a abordagem cognitivocomportamental.porconsumo; competência financeira; educação financeira; teoria cognitivocomportamental; comportamento financeiro.EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS: UMA PROPOSTA COGNITIVO-COMPORTAMENTALjournal article