Bonixe, Luís2012-04-112012-04-112010http://hdl.handle.net/10400.26/2057A rádio passa actualmente por um período de profundas modificações que resultam da emergência das novas tecnologias de informação, em particular a Internet. A migração do meio radiofónico para o online colocou um conjunto de desafios que, no limite, questionam o próprio conceito de rádio na medida em que de um média exclusivamente sonoro se passou para uma fase multimédia. Esta nova rádio tem vídeos, fotografia e infografias e convoca os ouvintes/utilizadores para uma proactividade ao nível da participação, através da presença nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Como estão as rádios locais portuguesas a passar por esta fase de transição? Que modelos adoptam? Como podemos caracterizar a sua presença na Internet? Que expressividade utilizam nos sites? Que participação dos ouvintes/utilizadores promovem? Estas são algumas das questões que abordamos na presente comunicação. No artigo, concluímos que a transição das rádios locais portuguesas para as plataformas digitais é uma realidade generalizada, mas que carece ainda de um grau de maturidade que um maior aproveitamento das potencialidades da Internet poderia conceder.porrádiorádios locaisinternetA migração das rádios locais portuguesas para o digital: desafios e potencialidadesThe migration of Portuguese local radio stations to digital: challenges and potencialsconference object