Mena, RicardoPinto, Tiago Miguel Gomes2017-04-072017-04-072016-09-22http://hdl.handle.net/10400.26/18175Face a uma periclitante conjuntura económico-social que se tem feito sentir nos últimos anos, mas também devido à crescente concorrência direta e indireta que foi surgindo, este privilegiado espaço de contacto com a vida animal carece de uma estratégia de crescimento que lhe permita fazer face aos novos desafios com que se depara. O papel e a opinião sobre os zoos também têm vindo a mudar ao longo do tempo, sendo cada vez maior o escrutínio público sobre as ações que estas organizações desenvolvem e a responsabilidade quem têm como espaços educativos e de lazer. Tiago Pinto 11 Neste contexto o plano de marketing surge como ferramenta de apoio para a tomada de decisões, identificação de oportunidades e calendarização de ações. É também função deste instrumento percorrer um caminho estratégico através de ações operacionais de atividades definidas, que permitam consolidar o posicionamento, registar um aumento do número de visitantes e desta forma conseguir um aumento da receita.porMarketingPalno de MarketingInstituição sem fins lucrativosPlano de marketing do Zoo da Maiamaster thesis201678683