Ribeiro, Mónica Sofia Medina2013-05-132013-05-132012http://hdl.handle.net/10400.26/4093A presente investigação tem como temática a influência das artes no bem-estar emocional de crianças institucionalizadas em casas de acolhimento temporário, e como objecto empírico de estudo de investigação entender se as práticas de ateliês de arte promovem o bem-estar de crianças de risco, o que se insere, em termos teóricos, na problemática do papel da educação pela arte e arte-terapia na intervenção com crianças de risco, que vivem em casas de acolhimento. Em termos mais específicos, este estudo pretende analisar de que forma a vivência pelas artes pode ser utilizada como um método de intervenção com crianças de risco. Na sua singular contribuição, esta investigação visa verificar a eficácia do uso das artes como forma de atenuar as emoções negativas que as crianças de risco tendem a apresentar, conferindo-lhes um melhor equilíbrio emocional, que se refletirá no desenvolvimento da sua autoestima e melhor relacionamento com os outros. Este projeto situou-se na perspectiva de um estudo de caso, pelo que se optou por imergir na realidade de uma casa de acolhimento em concreto. Realizou-se um ateliê de arte durante vários meses, em que se propôs várias atividades de expressão de plástica, que culminou com uma exposição de todos os trabalhos realizados. Desenvolveu-se um trabalho de campo através das técnicas de observação direta (das sessões realizadas), inquéritos por questionário (ao grupo de crianças que participou no ateliê), entrevistas (à direção e à equipa técnica que trabalha com as crianças em questão), pesquisa documental, fotografias e vídeo. Procedeu-se à recolha de toda a informação que foi alvo de um tratamento qualitativo através da análise de conteúdo.porEducação pela arteCriança maltratadaTerapia-ArteInteligência emocionalCriatividadeAteliê de arte com crianças de riscomaster thesis