Almeida, JoanaLouçada, Sónia2016-04-292016-04-292013-07-18http://hdl.handle.net/10400.26/13414Este Relatório Final surge da Unidade Curricular - UC de Prática de Ensino Supervisionada -PES e tem como objetivo descrever e analisar o estudo do tema de investigação que surgiu no contexto de uma turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico - CEB. O tema deste estudo é a leitura e o livro no 1º ciclo, mais concretamente numa turma de 2º ano e pretende olhar o roteiro como abordagem de aprendizagem. Este relatório tem como objetivos: Identificar e repensar a importância da leitura na sala de aula; Compreender o livro como um roteiro de mediação de aprendizagens nas diferentes áreas curriculares e não curriculares e refletir no papel do professor enquanto mediador, promotor e animador da leitura. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, através de uma observação participante descrita através de Diários e de Entrevistas e por conseguinte a análise de conteúdo. Desse modo, foi possível constatar que o livro na sala de aula é fundamental para a aquisição de hábitos de leitura e que o papel do professor é essencial como um mediador de aprendizagens que surgem a partir de um roteiro, tendo o livro como facilitador. O Diário foi realizado no decorrer do estágio e as Entrevistas foram realizadas a duas professoras do 1º Ciclo e a quatro crianças do 2º ano de escolaridade depois de terminado o período de estágio. Através da realização do Relatório Final foi possível constatar que o papel do livro e da leitura, numa sala de aula do 2º ano, são estruturantes para a criança, enquanto aluno e leitor e que é possível mediar as aprendizagens tendo como ponto de partida o roteiro.porEnsino BásicoLeituraProfessorRoteiroSou uma árvore para dois de mim: O livro e a leitura no 1º Ciclo - Uma abordagem como roteiromaster thesis201135922