Ferreira, Ana Maria da ConceiçãoCortesão, Sara Filipa Bento2018-01-092018-01-092017http://hdl.handle.net/10400.26/20012Cada vez mais as pessoas têm consciência que a Educação Ambiental é determinante para a sustentabilidade do Planeta Terra. Consequentemente a Escola tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças no geral, mas também nas questões ambientais, ou seja, da “Consciência Ecológica” das crianças, que serão os nossos adultos do futuro. O nosso trabalho tem como finalidade consciencializar ainda mais os participantes para as questões ambientais fora e dentro do recinto escolar. O trabalho realizou-se numa Escola Básica do 1º Ciclo, onde o CASPAE possuí o serviço das AEC. Assim, inicialmente, pediu-se aos alunos do 1º ano uma ilustração sobre o que eles costumavam fazer para proteger a Natureza, e ao 2º e 3º anos de escolaridade aplicou-se um inquérito por questionário. Estes dois momentos tiveram como objetivo recolher os dados do diagnóstico. Após a análise dos resultados, observou-se que os participantes tinham mais dúvidas nas questões relacionadas com a reciclagem, poupança de água e poluição da água. Desta forma, foram desenvolvidas atividades para trabalharmos estas questões. Depois de implementadas as atividades, voltou-se a passar a todos os anos, 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, o inquérito por questionário para obtermos a avaliação final do trabalho (follow-up). A aplicação, leitura e interpretação destes instrumentos, verificou-se que desde a avaliação inicial até há avaliação final, os participantes aumentaram o seu conhecimento para as questões ambientais e ficaram mais consciencializados e com vontade de aprender mais relativamente a esta temática.porAmbienteEducação AmbientalEscolaConsciência EcológicaCriançasA importância da educação ambiental no ensino básico: trabalho de projetomaster thesis201775417