Neves, AnaPeyroteo, AnaOliveira, AndréaAntão, ElisabeteTavares, SabrinaSilva, SandraAlves, SóniaSá, SusanaNoronha-Sousa, Dulce2021-06-072021-06-072021-05-31http://hdl.handle.net/10400.26/36689A presente investigação pretende avaliar o desenvolvimento de crianças no ambiente de creche a partir de uma grelha de observação, construída com base na Abordagem Educativa High- Scope, validada na fase inicial do trabalho referente ao Mestrado em Creche. A aprendizagem em si não é o ponto fulcral no processo de avaliação, mas o desenvolvimento que leva à aprendizagem. Para combater a ideia de que avaliar é um conjunto de check-lists ou ideias pré-definidas, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos em importantes áreas do desenvolvimento, o que originou o presente trabalho. Pretende-se contribuir para a clarificação da relevância de uma proposta pedagógica para a creche atendendo à qualidade desse contexto.porPrimeira infância; Experiências-chave; Observação; Aprendizagem; Avaliação.AS EXPERIÊNCIAS CHAVE COMO MOTOR DE OBSERVAÇÃO, REGISTO E AVALIAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIAjournal article