Boursheid, Daeana PaulaMattos, Valéria De BettioLima Hostensky, ElkaAlmeida De Moraes, Leonard2023-12-312023-12-312023-12-31http://hdl.handle.net/10400.26/48622Esta investigação objetivou analisar as trajetórias de psicólogos egressos do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil, à luz da experiência formativa e das características da inserção laboral. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos e aplicação da análise de conteúdo. Os resultados revelam percursos formativos e inserção laboral diversos; influência da morfologia do mundo do trabalho nos projetos de vida, nas carreiras e nas relações de trabalho. Os dados aportam contribuições empíricas ao projeto pedagógico do curso investigado e oferecem indicadores para que as instituições de ensino potencializem suas práticas formativas, permitem que os conselhos de classe vislumbrem a realidade experimentada pela categoria e abrem agenda para novos estudos com egressos.porensino superior; inserção profissional; nova morfologia do trabalho; psicologia; trajetória profissional.TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO E INSERÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NO MUNDO DO TRABALHOjournal articlehttps//doi-org/10.58086/dsnq-9z57