Fava, RitaMartins, Maria FernandaBarros, Lilian2016-01-052016-01-052013http://hdl.handle.net/10400.26/10629O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao estágio de ensino supervisionado que decorreu na disciplina Prática Simulada do curso profissional de Técnico de Design (Interiores/Exteriores), da turma 11º ano de escolaridade, desenvolvido na Escola Secundária de Casquilhos no ano letivo 2012/2013. O programa proposto na disciplina visou o desenvolvimento de um projeto, em três módulos, ao longo do ano letivo. Estes módulos basearam-se em estratégias pedagógicas e objetivos diferenciados, tendo por base a metodologia projetual como forma de estruturar e desenvolver uma proposta de trabalho, possibilitando a observação, análise e concretização das várias fases de um projeto com o intuito de criar no aluno uma consciência crítica em relação às suas opções projetuais. O estágio pedagógico contemplou três fases correspondentes à exploração, desenvolvimento e formalização de uma ideia de projeto. A prática pedagógica possibilitou uma intervenção direta com os alunos de forma contínua, permitindo ter uma visão da sua evolução e percurso ao longo do ano. O trabalho desenvolvido pelos alunos encontra-se organizado em três partes, relacionadas com a ordem dos módulos lecionados, com o objetivo de proporcionar uma leitura contínua do desenvolvimento e análise das metodologias aplicadas.porEnsino das Artes VisuaisProcesso Ensino-AprendizagemMetodologia projetualAutonomiaAtitude críticaRelatório de estágioA estruturação do pensamento através da metodologia projetual como ferramenta na organização do espaçomaster thesis201121506