Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Ferreira, Carolina Sol2022-06-202022-06-202022http://hdl.handle.net/10400.26/41128No âmbito da Prática Educativa II, realizada no ano letivo 2020/2021, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, efetuei um estudo, numa turma de Ciências Naturais do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública de Coimbra. Foram formuladas duas questões orientadoras i) Será possível implementar atividades de integração com a Matemática em aulas de Ciências Naturais no 6.º ano através do inquiry? ii) Que benefícios e/ou oportunidades de aprendizagem terão a integração e o inquiry na dinâmica dessas aulas?. O estudo, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, utiliza a abordagem do inquiry no desenvolvimento das atividades, com o objetivo de colocar os/as participantes a refletir sobre os aspetos e a colocar questões sobre o que lhes é apresentado. Os resultados permitem concluir que, no contexto vivenciado, a integração entre as Ciências Naturais e a Matemática, tanto no ensino presencial como no ensino a distância foi possível, tendo trazido benefícios e oportunidades de aprendizagem nas duas disciplinas.porIntegração de Cinências Naturais e MatemáticaInquiryEnsino Básico 2º CicloIntergar ciências naturais e matemática no 2º CEBmaster thesis203022254