Cardoso, AnaPaiva, Jessica2022-05-062022-05-062022-03-07http://hdl.handle.net/10400.26/40438A adolescência é uma fase da vida que merece cada vez mais atenção na sociedade contemporânea. É maioritariamente nesta fase que podemos encontrar a Geração Z, tendo esta geração comportamentos e visões diferentes sobre a sociedade. A relação da adolescência com a sociedade involvente deve, por isso, ser alvo de análise nomeadamente no que diz respeito à sua relação com a escola e o espaço escolar. É necessário que estes espaços sejam inclusivos, didáticos, estimulantes, relaxantes e principalmente que promovam o convívio e o bem-estar de toda a comunidade escolar. Em uma escola preparada para as novas gerações, os ambientes são pensados segundo parametros de design inclusivo, assegurando o bem-estar e procurando assim melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade escolar. Este projeto procura aprofundar conhecimentos sobre os espaços projetados especificamente para a adolescência, nomeadamente espaços escolares. O conceito acenta na criação de um ambiente positivo e relaxante para toda a comunidade escolar, com o objetivo de se materializar na sala de convívio, com enfase na personalidade da Geração Z. Pretende assim promover o crescimento saudável e ativo através de uma ideia de proximidade entre alunos, professores e funcionários. Posto isto, defeniu-se trabalhar num edíficio escolar, cuja realibitação ambiciona fornecer condições promotoras de maior conforto para os alunos, ao mesmo tempo que estimula para o convívio ativo da Geração Z. O caso de estudo localiza-se em Vila Nova de Paiva, na Escola Secundária de Vila Nova de Paiva, localizada na Rua Padre Joaquim Rodrigues de Cunha.porRemodelaçãoEscola SecundáriaSala de ConvívioGeração ZDesign de InterioresConvivio na geração Zmaster thesis202957080