Durão, Rita Luis Sarmento2012-06-192012-06-192010-07http://hdl.handle.net/10400.26/2259Este trabalho de investigação foi motivado pelo nosso contexto profissional e pela nossa necessidade de compreender, na sua generalidade, o conceito de supervisão pedagógica na formação inicial e especificamente, como é que o professor orientador da prática pedagógica desempenha um papel significativo na configuração do acolhimento do aluno estagiário, na concretização do seu estágio prático de formação - prática pedagógica. Temos consciência que a realização de um adequado acolhimento, só será possível compreendendo as suas linhas orientadoras e identificando as estratégias promotoras para o seu desenvolvimento. Estamos também convictos de que o acolhimento e integração do aluno estagiário da formação inicial na prática pedagógica é uma das fases de todo o processo de formação e como tal contribuem para a construção e desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro educador/professor. De facto a formação teórica fornece-nos indicadores sobre a produção de saberes por parte dos alunos, mas é, sem dúvida, na praxis que ele retém os seus saberes de referência, daí a importância primordial de proporcionar através do acolhimento, um processo de formação interactivo e dinâmico, um trabalho reflexivo sobre as práticas, que permita ao professor orientador compreender a globalidade do sujeito e em simultâneo, que possibilite a construção permanente da identidade pessoal do aluno.porFormação inicial-ProfessorSupervisão de professoresDesenvolvimento profissionalAcolhimento aos alunos estagiários da formação inicial: uma proposta de acolhimento e integraçãomaster thesis