Magalhães, ViolanteDuque , Catarina Filipa Soares2020-03-132020-03-132020-02-28http://hdl.handle.net/10400.26/31721O Relatório de Estágio Profissional resulta do percurso que se insere na Prática Pedagógica, desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No Capítulo 1, apresento sete relatos de atividades ou situações observadas (conduzidas quer pelas Educadoras Orientadoras quer por colegas de Estágio) em contexto de estágio e três relatos de atividades realizadas por mim enquanto estagiária. Cada relato contém ainda uma pequena reflexão e a fundamentação teórica oriunda da investigação. No Capítulo 2, apresento seis planificações realizadas junto de grupos de crianças de três diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar (três, quatro e cinco anos). Para cada grupo, são apresentadas duas planificações, bem como a justificação das estratégias e recursos utilizados. No Capítulo 3, são apresentadas três avaliações de atividades realizadas por mim enquanto estagiária; descrevo parâmetros e critérios de avaliação, bem como a análise dos seus resultados. Por último, no Capítulo 4, é apresentada a proposta de um projeto educativo, intitulado “Adoro perguntar, pesquisar, responder”. O projeto tem como objetivo criar um Cantinho da Pesquisa na sala de um grupo de 5 anos, de forma a estimular a curiosidade da criança com diferentes fontes e meios para apoiar o processo de descoberta (equipamentos mobiliário e informático/ digital, materiais de consulta, de expressão plástica), que contará com o envolvimento dos familiares das crianças e da comunidade escolar. O Relatório termina com uma reflexão sobre as práticas observadas e sobre as que foram realizadas por mim, bem como sobre a importância do Estágio na minha futura vida profissional.porrelatórioeducação pré-escolarRelatório de Estágio Profissionalmaster thesis202456579