Salomão, MiriamDuarte, Célia Silva2024-11-042024-11-042024-10-29http://hdl.handle.net/10400.26/52704O turismo rural está em crescimento e tem sido cada vez mais promovido por meio de dispositivos digitais, sendo as redes sociais uma ferramenta valiosa para as empresas e marcas. Nesta investigação, utiliza-se a marca “I Love Serra da Estrela” como estudo de caso, compreendendo como as redes sociais podem ser eficazes na atração de turistas e parcerias estratégicas. O objetivo principal foi a compreensão da perceção de clientes e potenciais clientes na eficácia de estratégias de marketing territorial no contexto do turismo rural para a atração de parcerias e colaborações nas redes sociais. Para isso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a 11 participantes com interesse em turismo rural e em páginas de destinos rurais nas redes sociais. Os resultados indicam que a perceção dos turistas rurais relativamente à eficácia de parcerias e colaborações nas páginas de turismo rural são positivas, pois os participantes das entrevistas acreditam que estas sejam benéficas para as empresas devido ao aumento de credibilidade das marcas e promoção e divulgação de produtos e serviços turísticos. As contribuições para a organização são a importância de co-criação de conteúdo com turistas, a criação de conteúdo visual, informativo e autêntico e o fortalecimento de parcerias e colaborações para o aumento de visibilidade e credibilidade.porMarketing territorialTurismo ruralMarketing de afiliaçãoRedes sociaisO papel das redes sociais no âmbito do marketing territorial : um estudo de caso da marca “I Love Serra da Estrela”master thesis203717198