Salgado, AntónioMaria Fernández Batista, Ana2020-10-072020-10-072020-07-27http://hdl.handle.net/10400.26/33496O presente Relatório é parte integrante do Estágio Supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - Especialidade em Canto - ministrado no Conservatorio de Música de Gaia, no ano letivo 2019-2020. Este Estágio teve como temas principais: a) a aplicação de imagens mentais e sensoriais nos exercícios respiratórios, vocalizos e repertório executado pelos alunos; b) a prática de jogos didáticos inspirados nas imagens mentais e sensações, com os objetivos que a seguir se enumeram: Ativar de maneira eficiente o complexo funcionamento dos três mecanismos do Canto Erudito: Mecanismo Respiratório, Mecanismo Fonador e Mecanismo Ressonador sob a cooordenação do Sistema Nervoso Central. Conseguir o equilíbrio entre a tonicidade de alguns músculos e o relaxamento de outros a fim de optimizar a qualidade do som vocal emitido. Incrementar a qualidade e a intensidade do som vocal produzido respeitando o instrumento vocal que cada aluno. O racional que presidiu ao trabalho de Estágio integrou conceitos e funções da musculatura respiratória, do aparelho fonador e ressonador em relação com as diferentes ‘impostações’ (colocações) vocais. A planificação do Estágio seguiu as orientações preconizadas por Legendre (2005) no seu modelo de Relação Pedagógica (RP) e a estratégia formativa no quadro do conceito de Investigação-Ação. Pelos registos apresentados na análise categorial e pela interpretação dos resultados retirados dos instrumentos de recolha de dados, parece legítimo e apropriado concluir que as imagens mentais geram uma série de sensações complexas que ajudam a identificar e pôr em funcionamento os diferentes mecanismos do Canto Erudito, e que devem ser utilizadas num perfecto equilíbrio, facilitando, assim, o seu estudo e a sua prática.porcanto eruditoimagens mentaisimagens sensoriaisImagens Mentais e Sensoriais no Ensino e na Prática do Canto Eruditomaster thesis202521427