Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deRibeiro, António Rui TrigoDavid, Sílvia da Costa Mendonça2016-04-272016-04-272015http://hdl.handle.net/10400.26/13329As organizações do Terceiro Setor têm vindo a ganhar uma relevância cada vez maior na economia dos países. Assumindo-se como um setor não lucrativo com foco no âmbito social, o Terceiro Setor é hoje uma alternativa credível às instituições do Estado, denominado de Primeiro Setor, e às empresas lucrativas, designado de Segundo Setor, que não conseguem dar resposta aos desafios económicos e sociais sentidos pelas populações. O Terceiro Setor inclui organizações que atuam em áreas tão diversas como a defesa de causas como a preservação do ambiente ou a solidariedade social. Em referência a esta área, observa-se que o número crescente de famílias que procuram a ajuda das organizações de solidariedade social para sobreviver leva a uma maior dificuldade em satisfazer todos os pedidos de auxílio. Esta situação é ainda mais complicada devido ao facto destas organizações terem poucos recursos e dependerem, maioritariamente, do trabalho voluntário. Neste sentido, a colaboração entre organizações é essencial para a prossecução da missão destas organizações. As Tecnologias de Informação são ferramentas estratégicas indispensáveis nas empresas de mercado pelas vantagens que trazem ao nível, por exemplo, da redução de custos ou da maior rapidez na resposta às solicitações dos clientes. De forma semelhante, as Tecnologias de Informação podem ser utilizadas no contexto das organizações do Terceiro Setor para otimizar a execução das suas atividades, melhorar a comunicação com os seus constituintes e contribuir eficazmente para o esforço colaborativo entre diferentes organizações deste setor. Após uma revisão da literatura e das soluções de Tecnologias da Informação disponíveis no mercado, não foi encontrada nenhuma solução tecnológica que respondesse de forma cabal à necessidade de colaboração entre as organizações de solidariedade social, particularmente no que concerne à troca de bens. Neste sentido, optou-se por desenvolver uma plataforma colaborativa online para a associação Sermais.org. A plataforma colaborativa online desenvolvida e em utilização permite a troca de bens desejada e, ao mesmo tempo, o estímulo para a colaboração entre a Sermais.org, outras organizações e a comunidade.porTerceiro setorSolidariedadeColaboraçãoTroca de bensTecnologias da informaçãoPlataforma colaborativa onlinePlataforma colaborativa online de troca de bens entre organizações de solidariedade socialmaster thesis201133350