Machado, RicardoDias, Telma2020-12-012020-12-012020-09-302020-07-29http://hdl.handle.net/10400.26/34187A educação inclusiva tem sido uma das temáticas mais abordadas nas escolas, pelos diferentes organismos da educação, entre eles os professores. A controvérsia da inclusão nas escolas passa por definir a quem ela tem direito sendo que se defende que a mesma deve abranger qualquer aluno que tenha necessidades educativas (Wilson, 2000). Entende-se que necessidade educativa é qualquer dificuldade sentida por um aluno, seja esta de carácter cognitivo, motor, visual, auditivo...ou outra. Contudo, no caso de um aluno com dificuldade ao nível visual, nomeadamente, a baixa visão, de que forma os professores estão preparados para promover a inclusão destes nas suas turmas de ensino regular? O presente estudo tem como objetivo responder à questão anterior, dando a conhecer as conceções e perceções de professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a inclusão de alunos de baixa visão em turmas de ensino regular, dando enfase às práticas pedagógicas dos professores, promotoras dessa mesma inclusão. Neste estudo, a metodologia utilizada centra-se no paradigma interpretativo, ou seja, promove uma investigação qualitativa (Ainsworth, 2013). Os participantes foram professores do 1.º ciclo do ensino básico e como instrumentos de recolha de dados foram utilizados o inquérito por questionário e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo, ou seja, após a recolha de dados procedeu-se à categorização, por temas, das respostas obtidas de forma a facilitar a análise dos dados. No que respeita aos resultados observa-se que, na maioria, as conceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico vão ao encontro de diversos autores mencionados ao longo do estudo, ou seja, os professores participantes da investigação adotam (ou adotariam) uma postura positiva de forma a promover a inclusão de alunos de baixa visão, nomeadamente nas suas práticas pedagógicas, bem como no envolvimento dos vários agentes educativos participantes nas aprendizagens dos alunos de baixa visão. Assim, este estudo contribui na medida em que dá a conhecer um tema pouco explorado, no que respeita à baixa visão e surge também como forma de autorreflexão, pois é um tema que suscita algum interesse a nível pessoal.Inclusive education has been one of the most addressed themes in schools, by different education agencies, including teachers. The controversy about inclusion in schools involves defining who it is entitled to, and it is argued that it should cover any student who has educational needs (Wilson, 2000). It is understood that educational need is any difficulty felt by a student, whether it is cognitive, motor, visual, auditory ... or other. However, in the case of a student with visual difficulties, namely, low vision, how are teachers prepared to promote their inclusion in their regular education classes? The present study aims to answer the previous question, making known the conceptions and perceptions of teachers of the 1st cycle of basic education on the inclusion of low vision students in classes of regular education, emphasizing the pedagogical practices of teachers, promoting this same inclusion. In this study, the methodology used focuses on the interpretive paradigm, that is, it promotes a qualitative investigation (Ainsworth, 2013) from which a case study design is developed. The participants were teachers of the 1st cycle of basic education and data was collected through one questionnaire and documents. The treatment and analysis of data was based on a content analysis, that is, after the data collection proceeded to categorize, by themes, the responses obtained in order to facilitate the analysis of the data. With regard to the results, it is observed that, in the majority, the conceptions of the teachers of the 1st cycle of basic education meet the various authors mentioned throughout the study, that is, the teachers participating in the research adopt (or would adopt) a positive attitude in order to promote the inclusion of students with low vision, namely in their pedagogical practices, as well as in the involvement of the various educational agents participating in the learning of students with low vision. Thus, this study contributes to the extent that it makes known a little explored topic, with regard to low vision and also appears as a form of self-reflection, as it is a topic that raises some interest at a personal level.porEducação inclusiva; Alunos de baixa visão; Conceções de professores; 1.º ciclo do ensino básicoInclusive education; Low vision students; Teachers' conceptions; 1st cycle of basic education.Inclusão de Alunos de Baixa Visão em Turmas de Ensino Regular - as Conceções e Perceções de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo de casomaster thesis202636690