Ruivo, Isabel Maria Silva2012-06-292012-06-292009-02http://hdl.handle.net/10400.26/2324Este trabalho de investigação pretende abordar a temática da leitura, tentando encontrar os factores que contribuem para o desenvolvimento desta competência e, através do estudo profundo do Método de Leitura João de Deus, desenvolver um projecto interactivo que efectivamente seja fomentador de boas práticas, visando o envolvimento de alunos, pais e professores, condição sem a qual julgamos difícil transpor a barreira da iliteracia. A Cartilha Maternal de João de Deus foi o nosso objecto de estudo e fizemos da leitura das suas lições e das indicações estabelecidas pelo seu autor, uma abordagem linguística que se mostrou, no passado, promotora de uma consciência fonológica essencial para o desenvolvimento da competência da leitura de uma forma racional e lógica fazendo desta aprendizagem um jogo que satisfaz a curiosidade da criança.porMétodo João de DeusCartilha MaternalIniciação à leituraLíngua portuguesaFormação de professoresUm novo olhar sobre o método de leitura João de Deus: apresentação de um suporte interactivo de leituradoctoral thesis