Mateus, SérgioSimões, Jorge2025-01-162025-01-162024-12-31Mateus, S., & Simões, J. (2024). A GAMIFICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM ALUNOS COM MEDIDAS SELETIVAShttp://hdl.handle.net/10400.26/53869Os alunos em educação inclusiva enfrentam desafios que afetam a sua motivação escolar, resultando em desempenhos insatisfatórios e dificuldades de inclusão. A Gamificação, que utiliza elementos de jogo e competição, pode aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos, promovendo melhores resultados académicos e inclusão social. Este estudo investigou se a Gamificação pode motivar alunos com Medidas Seletivas. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa com 10 alunos do 3.º e 4.º anos, que realizaram tarefas gamificadas na plataforma Quizizz durante quatro semanas. A motivação foi avaliada com a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais de John Keller. Os resultados mostraram que a Gamificação aumentou a motivação e o compromisso dos alunos, sugerindo que é uma estratégia eficaz para promover a inclusão escolar.porgamificação, educação inclusiva, motivação na educação, didática, tecnologiasA GAMIFICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM ALUNOS COM MEDIDAS SELETIVASjournal articlehttps://doi.org/10.58086/wrdw-qb64