Silva, RuiCotrim Garcez, Adriana Filipa2023-08-082023-08-082023-07-242023-07-11http://hdl.handle.net/10400.26/46131Embora a liderança virtual, ou e-liderança, tenha emergido mais recentemente nos últimos três anos, é uma prática que tem vindo a ganhar o seu espaço no contexto organizacional. Este estudo tem como objetivo principal identificar as competências necessárias para uma e-liderança eficaz, bem como perceber quais são os desafios encarados pelos e-líderes, ou líderes à distância. Para isso, foi realizado um estudo com o auxílio da metodologia de Delphi com a técnica de Q-Sort. Neste estudo participaram 15 peritos em e-liderança, com diferentes anos de experiência na área e a desempenhar funções em setores distintos. Para analisar o tema em questão, foram realizadas três rondas, cada uma com duas listas - uma referente às competências necessárias para uma e-liderança eficaz, com 16 itens, e outra relacionada com os desafios encarados pelos e-líderes, com 14 itens. Como resultados deste estudo, foi possível concluir que a competência mais valorizada foi a comunicação verbal, oral e escrita. Por outro lado, a maior dificuldade apontada pelos peritos foi a comunicação de forma eficaz. A competência considerada menos importante foi a orientação 24/7. Já no que toca aos desafios, a dificuldade apontada como menos importante foi dominar todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.pore-liderançae-líderliderança virtualcompetênciasdesafiostecnologias de informação e comunicaçãoE-Liderança Competências necessárias para uma e-liderança eficaz e desafios encarados pelos e-líderesmaster thesis203340191