Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires, 1971-Cunha, Vânia André2025-06-272025-06-272025-06-23http://hdl.handle.net/10400.26/58007O papel da comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPC: o caso prático do GAVIP Os avanços científicos, tecnológicos e a digitalização estão a redefinir profundamente a vida e o trabalho, exigindo adaptações significativas nas interações entre as IES, o meio envolvente e os seus públicos. Após as mudanças e transformações educacionais catalisadas pela pandemia da COVID-19, a formação pedagógica surge como um imperativo para capacitar os docentes para responder aos novos desafios contemporâneos e melhorar a sua capacidade de lecionar num contexto em constante mutação. A formação pedagógica não é apenas um meio para adquirir competências técnicas, mas também uma estratégia de incentivo para enfrentar os desafios na nova era da aprendizagem. Neste contexto, a comunicação interna surge como uma ponte para reduzir as resistências à mudança dos docentes e aumentar a recetividade e a compreensão da importância da formação pedagógica. Criado em 2022, o GAVIP assume como um dos seus objetivos contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional dos docentes do IPC. Para alcançar este objetivo, procura promover o desenvolvimento de competências transversais e investir na qualificação pedagógica dos mesmos através de ações de formação. Os resultados deste estudo, realizado em âmbito de estágio no GAVIP, evidenciam o impacto positivo destas formações, refletido na melhoria da confiança e das competências pedagógicas dos docentes. Paralelamente, o estudo permitiu avaliar o desempenho do GAVIP nos seus primeiros anos de atividade, traçar orientações para o seu futuro e reforçar a sua consolidação, enquanto pilar na inovação pedagógica no IPC. Nesse sentido, a proposta de plano de comunicação interna surge como uma estratégia para ampliar o alcance do GAVIP dentro da comunidade do IPC e minimizar os desafios identificados.Scientific and technological advances and digitalisation are profoundly redefining life and work, requiring significant adaptations in the interactions between HEIs, the environment and their audiences. Following the educational changes and transformations catalysed by the COVID-19 pandemic, pedagogical training has emerged as an imperative to enable teachers to respond to new contemporary challenges and improve their ability to teach in an ever-changing context. Pedagogical training is not only a means of acquiring technical skills, but also an incentive strategy to face the challenges of the new learning era. In this context, internal communication emerges as a bridge to reduce teachers' resistance to change and increase receptiveness and understanding of the importance of pedagogical training. Created in 2022, one of GAVIP's objectives is to contribute to the valorisation and professional development of IPC teachers. To achieve this goal, it seeks to promote the development of transversal competences and invest in their pedagogical qualification through training activities. The results of this study, conducted during an internship at GAVIP, show the positive impact of these training programmes, reflected in the improvement in teachers' confidence and pedagogical skills. At the same time, the study made it possible to assess GAVIP's performance in its first few years of activity, outline guidelines for its future and strengthen its consolidation as a pillar of pedagogical innovation at the IPC. In this sense, the proposed internal communication plan is a strategy to expand GAVIP's reach within the IPC community and minimise the challenges identified.porFormação PedagógicaComunicação InternaEnsino SuperiorMudançaPedagogical TrainingInternal CommunicationHigher EducationChangeEstágio no Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP-IPC): proposta de um plano de comunicação interna para a valorização da formação contínua dos docentes do IPCmaster thesis203957695