Rodrigues, Ana Isabel da Costa NatividadeGrazina, João Paulo Oliveira2023-01-122023-01-122022http://hdl.handle.net/10400.26/43161Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões. O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC através da revisão literária para posterior aplicação. Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que através do mapa estratégico se tornaram percetíveis. O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.porBSCEstratégiaMapa estratégicoTomada de decisõesImplementação do Balanced Scorecard na empresa Automóveis do Mondegomaster thesis203160541