Santos, Hália CostaCardoso, António José Marques2018-03-122018-03-122011-01http://hdl.handle.net/10400.26/21959Se encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.porTurismo culturalPopulaçãoPatrimónio imaterialSimbologiaMarketingTerritórioA simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turísticomaster thesis201825414