Gustavo, Nuno SilvaDias, Ana Sofia Lourenço Martins2017-09-212017-09-212016-12http://hdl.handle.net/10400.26/19001Nos últimos anos temos assistido ao rápido crescimento do turismo a nível global, crescimento esse que se encontra intimamente ligado ao desenvolvimento do transporte aéreo, que no período após liberalização permitiu o aparecimento de novos modelos de negócio que vieram revolucionar todo o mercado com a sua política diferenciadora ao nível do preço mas também dos seus serviços, provocando uma maior concorrência neste setor, que num curto espaço de tempo se alterou profundamente como será possível aferir neste projeto que identificará as políticas de pricing de dois diferentes modelos de negócio em 2011 e 2016. Tendo em conta este novo panorama de concorrência, o objetivo principal deste projeto visa aferir de que forma evolui o pricing dos diferentes modelos de negócio neste cenário de mudança constante. A primeira fase deste projeto passa pela escolha de dois modelos de negócio diferenciados para análise, assim sendo optou-se por uma companhia tradicional ou Full Service Carrier (TAP Portugal) e uma companhia Low Cost (Easyjet) que serão analisadas quanto às suas características e políticas de funcionamento com vista a compreender as diferenças ao nível do produto e serviços, mas, sobretudo, quanto ao seu pricing. Para tal e para que seja possível comparar estes dois modelos a este nível, foi efetuada a monitorização diária dos preços destas duas companhias (modelos de negócio diferenciado) de uma mesma origem Lisboa para um mesmo destino Londres – Gatwick, durante um período de tempo em 2011. A segunda fase deste estudo passa por uma nova análise destes modelos de negócio e das duas respetivas companhias num novo período de tempo e com uma diferença de 5 anos em que é efetuada uma nova monitorização dos preços com as mesmas características da primeira. A terceira fase passa pela comparação da informação recolhida e conclusão do estudo, onde será possível aferir as enormes mudanças que ocorreram no sector em apenas 5 anos e onde se conclui que os modelos de negócio cada vez mais se adaptam de forma a poderem sobreviver no mercado diversificando o seu produto para conseguirem atingir vários segmentos de mercado. É o caso da TAP Portugal que sendo uma companhia Full Service criou uma classe de passageiros (Discount) para ir ao encontro do segmento de mercado Low Cost entre outros segmentos de clientes que atinge com as suas restantes classes, nomeadamente o segmento business. No caso da Easyjet a mesma mantém os seus preços Low Cost e proporciona um melhor serviço e uma oferta também mais diversificada no sentido em que cria uma tarifa Flexi com preços mais elevados e flexibilidade de alterações ao bilhete entre outras facilidades que visam atrair o segmento business.In the recent years the world has been experiencing an enormous growth in tourism globally, this growth is intimately linked with the development of air transport especially in the period post liberalization of the market, in which new business models have entered the market revolutionizing it in terms of price and services, this new airlines that have entered the market have increased competition in the sector and have totally changed the sector in a short time range, this will be explored in this project where we will be able to identify the pricing policies of the two different models in 2011 and 2016. Taking into consideration this new market, the main goal of this project is to study how pricing differs and changes in this two types of business models in constantly changing market. The first part of this project is dedicated to choosing two different business models for analysis, in this case a traditional or full service carrier was chosen (TAP Portugal) and a low cost airline was also chosen (Easyjet), this two airlines will be analyzed during this project in what concerns its characteristics and policies so that differences in its products and services can be compared, as well as pricing, in order to do so, we will be monitoring prices of both companies during a period of time from and to a specific destination (Lisbon – London Gatwick) during 2011. The second part of the project will take place with a new analysis of this two business models (the same companies) during a new time span 5 years later, where we will once again monitor the prices of the companies just exactly has it has been done in 2016. The third and last phase of this project is dedicated to compare and analyze results and to present the conclusions of the study. Where it will be possible to confirm the enormous changes that have occurred in the sector in just 5 years and where it is concluded that business models are increasingly adapting so that they can survive in the market by diversifying their product to reach various market segments. This is the case of TAP Portugal which, being a full service company, created a class of passengers (Discount) to meet the segment of low cost market among other customer segments that it reaches with its other classes, namely the business segment. In the case of Easyjet the same maintains its low cost prices and provides a better service and a more diversified offer in the sense that it creates a Flexi rate with higher prices and flexibility of changes to the ticket among other facilities that aim to attract the business segment .porPricing managenentTransporte aéreoTAP PortugalEasyjetAir transportPricing Management no transporte aéreo: estudo de caso TAP Portugal vs. Easyjetmaster thesis201742667