Manuel Neves Gomes Lopes, JorgeManuel Vicente Ilhão Peixoto, Francisca2018-10-222018-10-222018-06-27http://hdl.handle.net/10400.26/24463Atualmente assiste-se a uma mudança digital que tem tido impacto na forma como vivemos, trabalhamos, socializamos e aprendemos. No ambiente empresarial é necessário entender quais as transformações e tendências que o digital acarreta. Ao longo do relatório é identificado um novo paradigma nas organizações: Fazer Digital vs. Ser Digital. Torna-se imperativo explorar esta nova etapa da Era Digital e o modo como as empresas devem agir futuramente. Compreender o papel da tecnologia, esta deve ser vista como um driver da transformação e não o resultado da mudança. É necessário desmistificar e esclarecer conceitos como Disrupção Digital e Inovação, que com o uso exponencial têm perdido a sua real essência. É igualmente importante analisar os novos modelos de negócio que têm surgido no mercado e de que forma as empresas necessitam de se reinventarem para um futuro digital. Após serem decifradas as implicações desta revolução, há que transformar a teoria na prática. Sugerir técnicas e hábitos a serem colocados em prática pelas instituições. No decorrer deste relatório são confrontados casos de estudo relevantes de forma a explicitar erros e sucessos com os quais devemos aprender a enfrentar a mudança.porTransformação DigitalMaturidade DigitalInovaçãoReinvenção dos modelos de negócio"O novo paradigma: fazer vs ser digital"master thesis201986531