Baptista, DinaPereira, HawaylaToledo, Isabela2023-12-102023-12-102023-12-072184-7665http://hdl.handle.net/10400.26/48452A aprendizagem ativa é cada vez mais um dos pilares fundamentais do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta, o professor atua como um facilitador do processo de aprendizagem do qual o estudante passa a ser protagonista e corresponsável pela sua própria aprendizagem. Das várias estratégias possíveis da aprendizagem ativa, o portefólio assume-se, por um lado, como instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento de competências fundamentais, como a autonomia ou a criatividade e, por outro lado, como estratégia de aprendizagem ativa e participativa, que favorece a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Através de um processo de (re)construção do conhecimento, que exige um trabalho reflexivo contínuo de interação entre docente e discente, o recurso ao portefólio também privilegia a autorregulação da aprendizagem, através de uma tomada de consciência gradual da aprendizagem por parte do estudante. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia pedagógica do portefólio individual, no sentido de compreender de que forma é que este favorece a aprendizagem da escrita em contexto digital o desenvolvimento de competências transversais, cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras. Pretende-se analisar a perceção dos estudantes a respeito do processo de construção do portefólio, na unidade curricular de Escrita para Internet, integrada no mestrado em Marketing e Comunicação digital, ministrada na Universidade de Aveiro (Portugal). Depois de uma breve reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa, com particular enfoque no portefólio como estratégia focada na autorreflexão e no processo de aprendizagem, analisam-se os resultados de um inquérito por questionário, através do Software SPSS, aplicado aos estudantes da unidade curricular em análise, para avaliar a estratégia pedagógica aplicada. Por fim, tendo por base os resultados obtidos identificam-se potenciais constrangimentos e estratégias de melhoria para trabalhos futuros.porPortefólio MultimodalAprendizagem ativaEscrita, InternetEstratégica didáticaPerceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digitaljournal articleBaptista, D., Pereira, H., and Toledo, I. (2023). Perception of Multimodal Portfolios as a Pedagogical Strategy for Learning Writing in a Digital Context. Journal of Technologies Information and Communication, 3(1), 13972. https://doi.org/10.55267/rtic/13972